Fique Diva - Shampoo para cabelo cacheado: como escolher e como aplicar?

08/02/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

Shampoo para cabelo cacheado: como escolher e como aplicar?

Saiba como escolher o shampoo para cabelo cacheado e aplicar o produto corretamente nos fios (Foto: Instagram @georgia.hodge)

Saiba como escolher o shampoo para cabelo cacheado e aplicar o produto corretamente nos fios (Foto: Instagram @georgia.hodge)

O shampoo para cabelo cacheado deve conter ativos hidratante e nutritivos para prevenir o ressecamento (Foto: Instagram @eleanorjadore)

O shampoo para cabelo cacheado deve conter ativos hidratante e nutritivos para prevenir o ressecamento (Foto: Instagram @eleanorjadore)

É importante que o shampoo para cabelo cacheado não seja aplicado diretamente nas pontas (Foto: Instagram @tondreannaesquilin)

É importante que o shampoo para cabelo cacheado não seja aplicado diretamente nas pontas (Foto: Instagram @tondreannaesquilin)

O shampoo para cabelo cacheado é o primeiro passo da rotina de cuidado com os fios. Responsável por remover as impurezas e resíduos de produtos acumulados nas madeixas, ele abre o caminho para o tratamento com a máscara e o condicionador. Por isso, é importante que seja rico em nutrientes que contribuam para a saúde dos fios e que também seja bem aplicado, já que o uso incorreto do shampoo pode causar ressecamento e até mesmo deixar os fios mais embaraçados. Quer saber como escolher e aplicar o seu shampoo para cabelo cacheado do jeito certo? Confira essas dicas!

Ação hidratante e limpeza delicada são essenciais no shampoo para cabelo cacheado

Quem tem cabelos cacheados deve saber que os fios com curvatura são mais propensos ao ressecamento. As pontas dos fios são as mais afetadas pela ausência de óleos naturais, podendo ficar ásperas, opacas e quebradiças. E o que o shampoo tem a ver com isso? Tudo, diva. Um produto muito adstringente pode acentuar esse ressecamento, o que vai resultar em frizz e perda de definição.

Por isso, o melhor shampoo para cabelo cacheado será aquele com fórmula de ação hidratante e limpeza delicada, capaz de remover as impurezas dos fios sem retirar hidratação da fibra capilar. Geralmente, produtos com essa proposta são ricos em ingredientes vegetais que conferem bastante tratamento e emoliência aos fios, como o shampoo da linha Cachos do Seu Jeito, que contém manteiga de karité e óleo de linhaça.

Shampoo para cabelo cacheado com ingredientes nutritivos promove sedosidade

Além de ingredientes hidratantes como a manteiga de karité e o óleo de linhaça, alguns outros ativos também cumprem a tarefa de evitar o ressecamento do cabelo cacheado durante a lavagem com o shampoo. Queridinho das cacheadas, o óleo de coco é um ótimo ingrediente para procurar na fórmula de um shampoo para cabelo cacheado por conta da sua ação mega nutritiva, que ajuda a reduzir o frizz e as pontas duplas, deixando os fios mais sedosos.

Se for combinado com algum outro ingrediente rico em óleos, a ação do óleo de coco no shampoo é potencializada, resultando em uma lavagem que vai promover cabelos limpos, macios e com brilho. Quer um exemplo, diva? O shampoo Nutrição Mágica, de Niely, combina o óleo de coco com o abacate para nutrir profundamente cabelos secos e ressecados.

Como aplicar o shampoo para cabelo cacheado: dicas para acertar na lavagem dos fios

Pouco adianta escolher bons produtos se você não souber aplicar corretamente, certo? Por isso, na hora de lavar o cabelo cacheado, é importante ter muita atenção à aplicação do shampoo. O primeiro passo para não danificar nem ressecar mais os fios é aplicar o produto apenas na raiz e jamais aplicá-lo diretamente nas pontas, que são a área mais seca do cabelo. 

Como os cabelos cacheados são mais volumosos, lembre-se de distribuir bem o produto por todo o couro cabeludo, tanto na parte de frente quanto nas laterais e na nuca. Massageie a raiz do cabelo com as pontas dos dedos e deixe que a espuma faça a limpeza das pontas no momento do enxágue.

Dica de diva: Caso tenha ou esteja com os fios muito ressecados, a dica é fazer um pré-poo com um óleo capilar antes de aplicar lavagem com o seu shampoo para cabelo cacheado. Basta aplicar o produto sobre o comprimento e as pontas, deixar agir de 15 a 30 minutos, e depois lavar e tratar as madeixas normalmente.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram