Quem nunca ouviu da mãe: "não vai dormir com o cabelo molhado, menina!"? Como sempre, ela está coberta de razão e esse hábito não faz nada bem para a saúde dos fios. São muitos os motivos para não cair nesse erro e aqui você conhece pelo menos três deles. Confira as dicas e livre-se do risco de caspa, quebra e de queda nas madeixas!
Aparecimento da caspa é o principal risco para quem dorme com cabelo molhado
Ainda não há uma razão definitiva para o aparecimento da caspa, mas existem situações que favorecem o problema, como um ambiente úmido e quente. É assim que fica a cabeça quando alguém dorme com o cabelo molhado e essas condições são perfeitas para aumentar a oleosidade e gerar fungos: dois fatores que causam caspa. Nos casos mais graves essa seborréia pode causar até queda de cabelo, deixando as madeixas mais finas e falhadas.
Quem dorme com o cabelo molhado, pode acordar com fios quebrados
Quando um fio de cabelo está molhado, ele fica mais frágil e isso se potencializa em quem dorme logo depois de sair do chuveiro. O que acontece é que o atrito das madeixas com o travesseiro quase sempre termina em quebra e, com o tempo, essa diferença vai ser sentida em um cabelo com aparência danificada.
Dormir com os fios úmidos faz eles acordarem bagunçados
Quem já dormiu com cabelo molhado sabe o estado indomável que ele acorda de manhã. Mais uma vez o atrito com o travesseiro é o vilão na história e pode embolar, causar nós e deixar um formato estranho nos fios. O resultado é que pode até parecer prático deixar o cabelo secar durante o sono, mas a verdade é que na manhã seguinte vai ser preciso muito mais esforço para pentear.
Se tiver que lavar, use o secador ou aproveite essa umidade
Depois de descobrir todos esses danos que dormir com o cabelo molhado pode causar, ninguém vai querer continuar com o hábito, então qual é a solução? O ideal é usar o secador sempre que tiver que lavar o cabelo à noite e manter o aparelho em uma temperatura baixa para não estragar os fios.
Quando não houver uma solução e dormir com as madeixas úmidas for muito necessário, existem estratégias para minimizar os danos e até se beneficiar da situação. Aproveite que o cabelo está úmido para fazer penteados que modelam os fios, como coques e tranças: eles vão criar um ondulado bonito pela manhã e ainda garantem menos quebra ao diminuir a área de atrito com o travesseiro.