Fique Diva - É possível pintar o cabelo de castanho sem descolorir?

01/06/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

É possível pintar o cabelo de castanho sem descolorir?

Quer ficar morena? Veja se é possível pintar o cabelo de castanho sem descolorir (Foto: Instagram @adrianamarmino)

Quer ficar morena? Veja se é possível pintar o cabelo de castanho sem descolorir (Foto: Instagram @adrianamarmino)

É possível alcançar vários tons de castanho em cabelos naturais sem descolorir (Foto: Instagram @slickback_buttahtoast)

É possível alcançar vários tons de castanho em cabelos naturais sem descolorir (Foto: Instagram @slickback_buttahtoast)

Para pintar o cabelo de castanho claro pode ser necessário descolorir os fios (Foto: Instagram @malaikaterry)

Para pintar o cabelo de castanho claro pode ser necessário descolorir os fios (Foto: Instagram @malaikaterry)

Quer saber se é possível pintar o cabelo de castanho sem descolorir? Vamos explicar tudo que você precisa saber para ficar morena, diva. De forma geral, os tons de castanho são considerados fáceis de alcançar e não costumam exigir descoloração em cabelos naturais. Mas há alguns casos específicos em que remover os pigmentos dos fios pode ser necessário. Confira as dicas!

É possível pintar o cabelo castanho sem descolorir em fios caso eles sejam naturais

A maioria dos tons de castanho podem ser alcançados sem descoloração em cabelos naturais. Isso quer dizer, cabelos que não tenham nenhuma outra coloração prévia mais escura que a tonalidade que você quer alcançar.

Os tons de castanho escuro, médio e claro na tabela de coloração correspondem aos números 3.0, 4.0 e 5.0 nas caixinhas de coloração e na tabela de colorimetria, sendo mais claros apenas que o preto. Por isso, podem ser facilmente alcançados em cabelos naturais, já que as tintas de caixinha para uso doméstico clareiam (e escurecem) de dois a três tons de uma só vez.

Caso você queira pintar o cabelo de castanho claro pode ser necessário descolorir

Vamos supor que você tenha pintado os cabelos de castanho escuro ou preto e agora quer apostar no cabelo castanho claro. Neste caso, será necessário remover os pigmentos escuros dos fios para alcançar a cor mais clara. É preciso fazer isso porque tinta não clareia tinta, então é sempre necessário remover uma tinta escura para aplicar uma mais clara.

A remoção da tinta escura pode ser feita com descoloração, um procedimento que é possível de fazer em casa em poucos passos, ou com decapagem. A decapagem só pode ser feita no salão de beleza por um cabeleireiro profissional.

Para sair do cabelo vermelho para o castanho é indicado fazer o processo aos poucos

Se o seu objetivo é sair do cabelo vermelho para o castanho, também é possível ficar morena sem descolorir. Os tons de ruivo escuro são os mais fáceis de escurecer de uma só vez porque costumam ter bastante pigmentos castanhos na composição. Já os tons de ruivo claro devem ser escurecidos aos poucos para evitar manchas ou danos nos fios.

Comece por nuances até dois tons mais escuras que a sua coloração atual e prossiga com esse escurecimento em etapas, preferencialmente dando o espaço de um mês entre uma coloração e outra, até alcançar o tom de castanho desejado. Lembre-se também de fazer várias hidratações nesse período.

Saiba como escolher o tom de castanho ideal para você e como pintar o cabelo em casa

Se você quer pintar o cabelo de castanho, vai precisar escolher a nuance ideal para você e uma boa tinta para não danificar os fios. Você pode saber como vai ficar morena antes mesmo da transformação pelo Teste Sua Cor, o testador virtual aqui do Fique Diva que tem todas as nuances de Cor&Ton. Basta selecionar a nuance desejada e fazer o upload de uma foto com boa iluminação e suas madeixas à mostra ou ligar a câmera do seu celular para iniciar o teste ao vivo. 

Depois de fazer o teste virtual, a gente recomenda que você aposte em Cor&Ton para pintar o cabelo de castanho, porque além de já saber como as nuances ficam em você, todas elas pintam e hidratam, o que garante uma cor mais brilhosa, fios macios e maior durabilidade. Perfeito, né, diva?



Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram