Colorir as madeixas de vermelho é uma verdadeira tentação na hora de mudar o visual. A cor inspira sensualidade, força e é muito democrática, pois funciona em diferentes tipos de peles e cabelos. No entanto, quem tem os fios naturalmente ruivos pode ter algumas dúvidas, além de ser um tom que envolve fatos muito curiosos. Quer saber quais são eles? O Fique Diva bateu um papo com Sheila Bellotti, professora do Centro Capilar Sheila Bellotti e membro da Sociedade Italiana de Tricologia. Confira!
É verdade que os cabelos ruivos naturais não ficam brancos?
Uma das curiosidades que envolvem os cabelos vermelhos é a de que eles não ficam brancos nunca. Na verdade, eles ficam, sim, só que isso demora mais a acontecer em relação aos outros tons. “Com base na fisiologia dos pelos, eles ficam brancos quando perdem a sua porção de eumelanina (pigmento responsável pelas cores marrom e preta). Quem prevalece nessa fase é a feomelanina (pigmento das cores amarela e vermelha) até chegar à ausência total de melanina, os conhecidos cabelos brancos”, explica Sheila.
“Nos cabelos ruivos, já há uma predominância de feomelanina, então os fios se mantêm nessa fase por muito mais tempo até perder totalmente a melanina, ficando brancos como outro qualquer”. Resumindo: independentemente da cor do seu cabelo, você terá fios brancos, mas, se você for naturalmente ruiva, esse processo demora um pouco mais para acontecer.
Os cabelos ruivos podem mudar de cor ao longo do tempo?
É muito comum as pessoas nascerem com os cabelos bem claros, até mesmo loiros, e, conforme a idade, os fios ficarem de outra cor, inclusive escuros. “Geralmente, a mudança pode estar relacionada com as variações hormonais, entre outros fatores”. Mas e para quem nasceu ruiva, isso também pode acontecer?
Conforme Sheila Bellotti, é muito difícil, porém não é impossível, não! “No caso dos cabelos ruivos, trata-se de um gene recessivo, então essa mudança pode variar de acordo com a predominância desse gene e do estímulo que receberá ao longo do tempo. O que normalmente muda é a tonalidade da fibra”.
Os cabelos ruivos não mais frágeis do que os outros
Outro mito é acreditar que os fios vermelhos são mais finos do que os outros e, por isso, precisam de cuidados especiais. “Os cabelos ruivos podem ser encontrados em diversas versões: lisos, crespos, cacheados, finos, grossos, hidratados ou não. Os cuidados devem, então, estar relacionados com o estado das madeixas”.
Nesse caso, segundo a professora, vale investir em produtos que hidratam e que nutrem os fios, além de cosméticos que tenham filtro UV na fórmula, para proteger a cor dos raios solares. “Vale também visitar um especialista - um tricologista - para avaliar a situação do seu couro cabeludo, da fibra capilar, e montar um cronograma individualizado para sua situação”.