Elaine Gomes, de Campinas, São Paulo, tem cabelos cacheados volumosos de dar inveja! Mas a história dela com seus cachos começou há pouco tempo. A designer de sobrancelhas começou a alisar os fios com apenas 13 anos para "se enquadrar nos padrões de beleza impostos pela sociedade" e foram mais de 15 anos até a decisão de fazer o Big Chop. A gente já ouviu muito essa frase com outras meninas que também passaram pela transição capilar, né?
"Tive vontade de assumir meus cachos por diversas vezes, porque sabia que meu cabelo era muito bonito e eu não aguentava mais o alisamento. Mesmo com os cabelos lisos, eles não acordavam perfeitos e eu tinha que usar muita chapinha", contou Elaine, que usou relaxamento, henna, guanidina e escova progressiva para manter os fios lisos.
Grupos de cacheadas na internet ajudaram Elaine a fazer o Big Chop
Para as meninas que ainda alisam os fios e têm medo da transição capilar, grupos em redes sociais e vídeos no Youtube podem dar aquele empurrãozinho. Foi isso que aconteceu com Elaine: "Pegava dicas de cacheadas e crespas em transição de como cuidar dos cabelos, como usar os fios de diferentes formas e tomei a decisão de cortar. Durante a transição, eu não aguentava mais usar eles presos por causa das duas texturas e isso me incomodava muito", afirmou.
Elaine ficou cinco meses em transição capilar antes de fazer o Big Chop. Recebeu o apoio do marido e, em novembro de 2013, cortou os fios bem curtinhos. "A sensação foi de renovação, me senti uma nova mulher! A primeira coisa que fiz foi tocar no meu cabelo para sentir como ele realmente é. Logo depois comecei a ter as ideias do que iria usar, acessórios, maquiagens, cremes", contou.
"A transformação foi divisor de águas na minha vida", disse Elaine
A designer contou que depois do corte ficou muito mais forte e segura. É claro que existem algumas mulheres que demoram para se acostumar com fios curtinhos, mas só de pensar que ali vão crescer cachinhos 100% naturais, o sentimento pode ser transformado, além de aumentar sua autoestima. "Passei a ser notada, reconhecida, ganhei seguidores. Muitas meninas tomaram a mesma decisão por minha causa e me agradeceram por isso", vibrou Elaine.
Quem vê esses cachos volumosos e definidos de Elaine nem imagina que seus cuidados com os cabelos são básicos. A designer faz hidratação de vez em quando, mas sem usa um finalizador para ajudar na definição dos fios. "Uso o creme para pentear da linha Queratina Reparação e Reconstrução profunda", finalizou.