Passar pela transição capilar e assumir os cabelos naturais tem sido a escolha de muitas mulheres. No entanto, se você gosta de alisar as madeixas, não tem problema nenhum. A escova progressiva é um dos procedimentos mais procurados, mas será que ela é mesmo a melhor opção para cabelos cacheados e crespos? Saiba como alisar os fios da melhor forma e como cuidar após o procedimento.
A escova progressiva não muda a estrutura do fio
Diferentemente da escova definitiva, a progressiva não muda a estrutura do fio. Ou seja, ele pode até alisar, dependendo do seu tipo de cacho, mas é um processo temporário. Por outro lado, ela reduz bastante o volume, um dos motivos que levam as mulheres a usar a química.
Outro ponto importante é a frequência do procedimento químico. Quanto mais vezes você fizer a escova, mais liso o seu cabelo vai ficar e mais tempo vai demorar para ele voltar ao formato original.
A escova progressiva não pega em todos os tipos de cachos
Nem sempre a escova progressiva é a melhor opção para os cabelos cacheados e crespos. Isso porque, por conta de seus componentes químicos e de seu efeito temporário, ela não funciona bem em todos os tipos de cachos, principalmente nos fios mais enrolados e crespos.
Nesse caso, outros tipos de alisamento podem ser mais eficazes, como o tioglicolato de amônia. Só que não é para sair tacando alisante nos fios sem antes saber se eles estão preparados para receber a química. Faça um teste de mecha e procure um profissional de confiança para te orientar melhor.
Cuide bem dos fios antes da progressiva
Nem sempre a progressiva não tem o efeito esperado por causa do tipo de cachos, Muitas vezes, ela não pega bem por causa do estado dos fios antes da fazer a química. Se eles estiverem muito ressecados e porosos, o produto pode não funcionar. Pior ainda: como forma uma espécie de capa protetora, ela vai selar os fios do jeito que eles estão e não vai cuidar do problema.
Por isso, mantenha a hidratação dos cachos em dias e dê um tempo nas ferramentas de calor para não ressecar as madeixas. Se for inevitável, não se esqueça do protetor térmico nas madeixas. A nutrição e a reconstrução antes e depois da progressiva também é muito importante para manter a saúde dos fios.