Muitas mulheres fãs de cabelos lisos acabam optando pela escova progressiva para mantê-los chapados por muito mais tempo. Se você se encaixa nesse grupo e decidiu platinar os fios, saiba que para alcançar o tom de loiro será muito mais difícil por conta da química. "O excesso da escova progressiva pode blindar, fechar demais a cutícula dos fios, interferindo na abertura da coloração, ou seja, você pode não obter a quantidade correta de clareamento para platinar as madeixas", explicou a cabeleireira Jacqueline Cláudia.
Quando posso ficar platinada com segurança?
Se você tiver os cabelos escuros até um tom 7 (loiro médio), será necessário passar pelo processo de descoloração para alcançar fios platinados. Mas com a escova progressiva nas madeixas, pode ser que o pó descolorante não consiga fazer seu papel com sucesso. "O formol é muito ácido, ou seja, ele blinda os fios, dificultando a penetração dos produtos (incluindo o descolorante) podendo causar até a quebra dos cabelos", afirmou a expert.
Quem faz progressiva com frequência, o ideal é esperar que a química saia do cabelo com o tempo ou dar um intervalo considerável (mais de três meses) entre os alisamentos. "Se fizer o retoque da escova progressiva, faça somente nas partes crescidas", indicou Jacqueline.
O excesso de escova progressiva também pode causar quebra no fio
Sabe quando os cabelos se partem com facilidade só com o ato da escovação ou até mesmo na hora do banho? A culpada pode ser a escova progressiva! O excesso de química nos fios pode causar quebra ou até mesmo a queda (couro cabeludo) das madeixas.
O importante é sempre deixar o cabelo bem nutrido, além de fazer a cauterização capilar uma vez por semana com a queratina líquida. O procedimento vai devolver a proteína perdida nos fios durante o alisamento, além de reparar danos da fibra capilar.