Os finalizadores são indicados não só para modelar os cabelos, mas também para protegê-los do sol, da umidade e das ferramentas de calor. É por isso que a maioria possui filtro UV e proteção térmica na fórmula, que servem para diferentes finalidades. O problema é que muita gente confunde a função desses componentes e acha que está protegendo os fios, quando na verdade não está. Se você também tem dúvidas, confira a matéria para saber tudinho!
O filtro UV protege os cabelos dos raios solares
No dia a dia, estamos expostas ao sol, poluição, umidade, vento, entre outras agressões. Com os cabelos não é diferente. É por isso que, mesmo que o dia não esteja tão bonito e solar, os raios ultravioleta continuam agindo em nossa pele e nos nossos fios.
Nesse caso, além de usar protetor solar todos os dias, você também precisa de um finalizador que tenha filtro UV para bloquear ou minimizar a ação desses raios. Assim, as madeixas continuam com a cor bem viva, sem desbotar, e também não perde o brilho e nem a maciez.
Antes de usar ferramentas de calor, use um protetor térmico
Já o protetor térmico, em geral em formato de spray, óleo ou leave-in, serve única e exclusivamente para blindar as altas temperaturas provenientes das ferramentas de calor. Por isso, sempre que for usar chapinha, secador ou babyliss, é importante fazer a aplicação desse produto nos fios.
Mas atenção: nem todos os finalizadores possuem proteção térmica. O silicone, por exemplo, é um deles. O mesmo vale para os cremes, que, se não forem específicos para escova, não costumam ter essa função na fórmula. Leia sempre o rótulo, combinado?
Preciso usar os dois produtos?
Essa pergunta é muito comum, mas isso varia de acordo com o seu objetivo. Como a radiação está presente até quando estamos dentro de casa, usar finalizador que tenha filtro UV é praticamente obrigatório - se você pretende proteger os seus fios. Já o protetor térmico é só nos momentos de finalização com as ferramentas de calor.
Dito isso, você pode fazer assim: se for usar chapinha ou babyliss, aplique o protetor térmico logo após a lavagem dos fios. Em seguida, modele os cabelos à sua maneira e finalize com um produto que tenha filtro UV. Tem mais: alguns finalizadores têm os dois componentes na fórmula, o que é ótimo para quem quer economizar. Procure saber!
Óleo vegetal não tem proteção térmica e nem filtro UV
Outro erro bem comum que muitas meninas cometem é aplicar o óleo vegetal antes de usar as ferramentas de calor. Não faça isso! Isso porque o produto não tem proteção térmica, por ser totalmente natural, o que pode danificar as suas madeixas.
Além disso, o óleo de coco ou qualquer outro do tipo vegetal também pode ser usado como uma finalizador, mas ele não protege da radiação solar. Para fazer um melhor uso, é melhor deixá-lo apenas para a umectação.