O relaxamento é uma técnica excelente para reduzir o volume dos cabelos crespos e cacheados. Acontece que o produto utilizado no procedimento, à base de tioglicolato, não é compatível com muitas químicas. No caso das colorações permanentes que precisam de oxidante de 20 volumes, por exemplo, é preciso esperar de 15 a 20 dias para aplicar o creme relaxante. Já as tinturas com ox de 30 vol. é necessário seis meses de espera. Mas se você pretende relaxar as madeixas e depois pintar o cabelo de loiro, saiba que a amônia pode ser sua maior inimiga. Entenda!
Colorista alerta o risco de quebrar os fios ao descolorir um cabelo relaxado
Se você faz relaxamento nos fios, o sonho dos cabelos loiros vai ter que ficar para depois. Segundo Jacqueline Cláudia, Coordenadora de Formação Niely, o maior problema não é o resultado da cor no cabelo relaxado, ou seja, não é o volume do oxidante que prejudicará seus fios, e sim a amônia: “É preciso lembrar que a amônia está na bisnaga e não na água oxigenada, que é um revelador de cor. Então, tentar trocar o oxidante de 30 pelo de 20 não vai amenizar os danos, porque a amônia está na massa que você irá aplicar no cabelo”, explicou.
Mas qual é o problema com a amônia? Segundo a profissional, esse composto químico irá confrontar com a amônia do produto do relaxamento, o que fatalmente resultará na quebra dos fios. Portanto, não vale a pena correr esse risco!
Tons até o 6.0 Louro Escuro estão liberados para quem faz relaxamento
Para quem quer muito mudar a cor dos cabelos e completar a transformação, a expert recomenda tons até o 6.0, que é o Louro Escuro, de Cor&Ton: “O teor da amônia até o 6.0 é equilibrado e não vai confrontar com a amônia do tioglicolato”, esclareceu a expert. Então agora é só você escolher a tonalidade que proporcionará um visual incrível e sem danos para o seu tratamento capilar.
Antes de colorir o cabelo, faça o teste de mecha
Por mais que você já tenha feito o teste de mecha outras vezes, o procedimento é obrigatório antes de qualquer coloração, principalmente, depois do relaxamento. É ele que vai mostrar se seus cabelos estão em condições de receber uma nova nuance. Acompanhe o nosso passo a passo:
1º passo: aplique o resto da mistura que foi usada na prova de toque em uma pequena mecha na parte de trás do cabelos.
2º passo: aguarde 40 minutos.
3º passo: após o tempo de pausa, lave e seque a mecha. Faça a avaliação da cor obtida, o tempo de pausa e a reação dos cabelos.
4º passo: se ocorrer aquecimento, quebra ou dano no fio por causa de outros produtos usados anteriormente, a coloração não poderá ser feita.