Para as divas que não dispensam o gel (ou geleia) para dar definição aos cachos, nós temos a dica perfeita: sabemos que, muitas vezes, o produto industrializado acaba ressecando um pouco o cabelo, por isso, a melhor forma de combinar definição - nutrição - brilho e maciez é colocando a mão na massa e fazendo a própria mistura com ingredientes caseiros. Com sementes de linhaça e água quente, você pode criar um ativador de cachos supernatural e ainda turbiná-lo acrescentando um óleo vegetal. Vamos tentar? Confira o passo a passo da receita!
Linhaça marrom ou dourada, qual é a melhor?
As duas são excelentes para o cabelo, mas a dourada costuma ser mais indicada porque é rica em ômega 3 e antioxidantes - sem contar que a marrom tem um cheiro mais forte e pode te incomodar. Além disso, a primeira opção também deixa o gel com textura mais grossinha.
Como fazer o gel de linhaça em casa:
O gel de linhaça dourada é bem simples de fazer, tudo o que você vai precisar é de:
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 xícara de água mineral
- 1 panela
Dica de Diva: Você ainda pode incluir uma colher de chá de óleo vegetal 100% puro (azeite de oliva extra virgem, coco, amêndoa, semente de uva ou outro) para deixar seu gel mais consistente e nutrir melhor os fios.
1° passo: coloque a quantidade de uma xícara de água na panela.
2° passo: coloque 2 colheres de sopa de linhaça.
3° passo: deixe ferver por 10 minutos.
4° passo: coe a mistura antes de esfriar.
Dica de Diva: Se for incluir o óleo vegetal, espere começar a ferver para adicioná-lo.
Como escolher o melhor óleo para o gel?
O óleo de amêndoas e o de uva são os mais leves e ainda capricham no brilho, mas você pode usar qualquer um vegetal que goste. Se óleo puro pesa no seu cabelo, não é uma boa ideia acrescentar em sua receita.
Óleo de amêndoa: é ideal para cabelos especialmente secos e quebradiços, para dar suavidade e tirar o volume de cabelos com frizz e volumosos.
Óleo de coco: será muito útil em casos de caspa, dermatite seborreica ou coceiras em geral, já que tem propriedades antibactericidas. Se você tiver o cabelo muito oleoso, pode seguir o mesmo procedimento, mas usando o leite de coco.
Óleo de semente de uva: excelente fonte de aminoácidos e vitaminas, hidrata e proporciona mais brilho aos cabelos sem vida.
Óleo de aloe vera: com sais minerais essenciais, a Aloe Vera possui ação hidratante, deixando os cabelos suaves e fáceis de pentear.
Óleo de jaborandi: auxilia no fortalecimento da raiz e no equilíbrio da oleosidade natural dos fios.
Como devo usar o gel de linhaça no cabelo?
Com o cabelo molhado, passe um pouco de leave-in e desembarace. Em seguida, pegue um pouco do gel e vá aplicando mecha por mecha, já dando apertadinhas para formar os cachos. Se você estiver com tempo sobrando, aproveite para colocar em prática alguma técnica de texturização, como a fitagem, os coquinhos, twist, entre outras.