Você já deve conhecer o famoso sabonete de glicerina, mas o que poucos conhecem é a hidratação de glicerina bi-destilada. Ela tem um resultado maravilhoso, deixando o cabelo muito hidratado, reduzindo o frizz e, nos cabelos cacheados, deixa os cachos mais definidos. Você pode encontrar glicerina em vários cosméticos: condicionadores, máscaras hidratantes, shampoos… Mas o diferencial desse tratamento, é o uso dela pura nas madeixas. Ela pode ser usada dentro do cronograma capilar, sem problemas. Vamos lá aprender essa hidratação incrível?
Aprenda o passo a passo da hidratação com glicerina
Além de ser superfácil de encontrar nas farmácias, é importante que você entenda como a glicerina age nos seus fios. Ela extrai a umidade do ambiente e reduz o frizz, ou seja, o tempo chuvoso é ideal para fazer o tratamento, a glicerina irá puxar a umidade do ambiente para o seu cabelo, hidratando-o mais profundamente. Mas se usada no tempo seco, o efeito dela vai ser contrário, ela vai extrair a umidade das suas madeixas, um efeito reverso, deixando-as mais ressecadas. Para essa receitinha, você vai precisar de máscara hidratante e glicerina bi-destilada. Confira o passo a passo:
1º passo: misture em um recipiente 2 colheres de máscara de hidratação concentrada e 1 colher de glicerina bi-destilada.
2º passo: enluvando mecha por mecha, aplique o tratamento nas madeixas.
3º passo: se quiser, após passar tudo nos fios, borrife um pouco de água para potencializar a hidratação.
4º passo: depois coloque uma touca, se você não tiver o acessório, só prenda os fios. Deixe descansar de 20 a 30 minutos.
5º passo: após o tempo de descanso, enxágue bem e finalize com leave-in. Evite secar com secador e usar a chapinha.
Cuidados essenciais que você tem que saber antes de usar a glicerina
Quem é adepta da técnica low poo/no poo deve evitar os produtos que contenham derivados do petróleo, sulfatos… Mas o tratamento tá liberado, basta ficar atenta ao rótulo, já que algumas glicerinas bi-destiladas possuem óleo mineral. E quem possui as madeixas tingidas sem ser com tinta permanente deve tomar um cuidado maior, pois a glicerina age na cutícula do fio desbotando a cor. Para quem usa a coloração permanente, espere uns dias depois de tingir as madeixas para fazer o tratamento.