Fique Diva - Hidratação capilar: tudo o que você precisa saber sobre o tratamento em cada tipo de cabelo

17/11/2020 / Publicado por Amanda Cardoso

Hidratação capilar: tudo o que você precisa saber sobre o tratamento em cada tipo de cabelo

A hidratação capilar é um passo fundamental na rotina de cuidados com o cbaelo; saiba tudo sobre esse tratamento! (Foto: Instagram @istina.manners)

A hidratação capilar é um passo fundamental na rotina de cuidados com o cbaelo; saiba tudo sobre esse tratamento! (Foto: Instagram @istina.manners)

A aplicação do creme de hidratação capilar em cabelos oleosos deve ser concentrada no comprimento e pontas, evitando o couro cabeludo. (Foto: Instagram @tashimrod)

A aplicação do creme de hidratação capilar em cabelos oleosos deve ser concentrada no comprimento e pontas, evitando o couro cabeludo. (Foto: Instagram @tashimrod)

A hidratação capilar caseira em cabelos lisos pode ser feita com produtos mais leves e fluídos. (Foto: Instagram @dacey_cash)

A hidratação capilar caseira em cabelos lisos pode ser feita com produtos mais leves e fluídos. (Foto: Instagram @dacey_cash)

Divas de cabelos coloridos devem fazer hidratações frequentes para manter a cor e a saúde das madeixas. (Foto: Instagram @makeupbydenise)

Divas de cabelos coloridos devem fazer hidratações frequentes para manter a cor e a saúde das madeixas. (Foto: Instagram @makeupbydenise)

Os cabelos crespos e cacheados podem ser mais secos nas pontas e por isso precisam de hidratações potentes, ricas em óleos. (Foto: Instagram @laurenlewiss_)

Os cabelos crespos e cacheados podem ser mais secos nas pontas e por isso precisam de hidratações potentes, ricas em óleos. (Foto: Instagram @laurenlewiss_)

Que a hidratação capilar é um passo fundamental da rotina de cuidados com o cabelo você já deve saber. Essa etapa de tratamento é fundamental tanto para prevenção de problemas como o ressecamento, quanto para manter os fios saudáveis, macios e com movimento. Mas será que você sabe como adaptar o cuidado para o seu tipo de cabelo?

Com tantas opções de creme para hidratação capilar no mercado, pode ser difícil escolher a mais adequada para as necessidades específicas das suas madeixas. Uma vez que cabelos cacheados têm características diferentes de cabelos lisos, por exemplo, é importante adequar o tratamento ao tipo de fio e às carências causadas por fatores como uso de química ou agressões externas.

Se você está na lista de divas que ainda não entendem muito bem o que é e como fazer o seu ritual de hidratação capilar caseiro da forma correta, nessa matéria o Fique Diva vai contar tudo o que você precisa saber sobre esse tratamento em cada tipo de cabelo!

O que é hidratação capilar e qual a sua função?

A principal função da hidratação é a reposição da água presente na fibra capilar, que se perde devido aos danos do dia a dia. Esses danos podem ser causados por químicas, por agressões mecânicas, como o uso de prancha e babyliss, ou agressões externas como os raios solares, vento e poluição.

Um cabelo danificado geralmente apresenta ressecamento, opacidade e perda de movimento. Em alguns casos, o ressecamento também pode provocar as indesejáveis pontas duplas, frizz e até quebra. 

É aí que entra a hidratação capilar: para devolver a água que foi removida por esses agentes que provocam danos na fibra e, consequentemente, recuperar a saúde dos fios. Em cabelos saudáveis, a hidratação previne que esses problemas apareçam.

Por este motivo, a hidratação é imprescindível para todos os tipos de cabelo: naturais ou com química, lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Mas cada tipo de cabelo irá se beneficiar mais de um creme para hidratação capilar com ativos diferentes, voltados para necessidades específicas.

Cabelos crespos e cacheados precisam de uma hidratação capilar com óleos na composição

Os cabelos cacheados e crespos geralmente são mais secos no comprimento devido aos formato em espiral dos cachos, que impede a oleosidade natural produzida pelo couro cabelo de percorrer por todo o fio.

Por este motivo, esses cabelos precisam de hidratações mais poderosas e potentes, com ingredientes que serão capazes devolver a maciez e emoliência para as madeixas, além de facilitar o desembaraço dos fios após a lavagem.

Um exemplo é a combinação de óleo de linhaça, que tem alto poder nutritivo, com a manteiga de karité, que tem alta capacidade de hidratação e selagem dos fios. Juntos, esses ativos hidratam o cabelo, devolvendo os nutrientes que a fibra capilar necessita, o que proporciona cachos mais brilhosos e sedosos.

Para cabelos quimicamente tratados, a hidratação capilar deve ser reparadora de danos 

Os cabelos quimicamente tratados podem ficar bem danificados se os alisamentos e relaxamentos não forem acompanhados de um tratamento constante. Por causa da mudança de estrutura nos fios, o ressecamento e a quebra acabam sendo muito comuns depois da transformação. Em alguns casos, os fios podem até ficar elásticos após a aplicação da química.

Por isso, no creme para hidratação capilar é importante que haja uma combinação de ativos hidratantes com ativos reconstrutores. Isso vai auxiliar na reparação dos danos causados pela química, amenizando ou prevenindo esses probleminhas que ninguém gosta.

Máscaras de hidratação com óleo de argan na composição, por exemplo, são bastante recomendadas para a hidratação capilar pós-química. Esse ativo promove a hidratação e regeneração dos fios, devido a grande concentração de vitamina E e ômega 6.

Hidratação capilar para cabelos lisos e ondulados pede ativos mais leves e fluídos

Os cabelos lisos e ondulados são exatamente o oposto dos cabelos cacheados e crespos: como os fios têm poucas ou nenhuma curva, os óleos produzidos pelo couro cabeludo se espalham facilmente pelo comprimento das madeixas. Mas isso não significa que eles não precisam de hidratação capilar, muito pelo contrário.

Cabelos lisos também sofre com as agressões externas. Além disso, muitas divas lisas e onduladas lançam mão de secadores no dia a dia e o vento quente pode provocar danos a longo prazo.

Por isso, é recomendado que as donas desse tipo de cabelo apostem nos cremes de hidratação capilar mais fluídos, que vão promover a hidratação e alinhamento das madeixas lisas sem pesar. Um exemplo são as fórmulas com água termal, que é rica em minerais como o zinco, e extrato de flor de hibisco, que tem propriedades hidratantes.

Máscara de hidratação em cabelos oleosos pode pesar?

As divas com cabelos oleosos não precisam ter medo da hidratação, mas devem tomar alguns cuidados não só na escolha do produto, mas também na hora de fazer a hidratação capilar caseira.

Em primeiro lugar, opte por produtos reequilibrantes, com fórmulas mais leves e fluídas, e tente evitar as máscaras muito concentradas e super oleosas. Durante a aplicação, evite aplicar o creme de hidratação muito próximo a raiz dos fios, concentrando a aplicação no comprimento e pontas.

Com esses cuidados é possível hidratar os fios sem aumentar a oleosidade, mas é necessário ter em mente que nesse tipo de cabelo, a escolha do shampoo correto também é super importante e pode ter impacto no resultado final.

Cabelos com coloração precisam de uma hidratação específica?

As divas de madeixas com coloração devem investir muito nas hidratações capilares porque a coloração também pode sensibilizar as madeixas caso os cuidados necessários não sejam tomados no dia a dia. Além disso, as agressões externas podem provocar o desbotamento da cor e opacidade nos fios.

Quanto à escolha do creme de hidratação capilar, é recomendado investir em produtos com fórmulas potentes e ativos regeneradores como o óleo de argan. Outra dica para quem tem cabelos tingidos é apostar em um cronograma capilar que inclua a nutrição e a reconstrução na rotina de cuidados.

Essa distribuição de diferentes tratamentos durante a semana é importante para garantir que os cabelos estão recebendo todos os nutrientes que eles precisam para manter a saúde e uma cor bonita.

Dica extra: como fazer a hidratação capilar corretamente nos fios

Como hidratar os cabelos corretamente? Que quantidade de produto utilizar? A máscara vem antes ou depois do condicionador? Você com certeza já se fez essas perguntas, mas pode ficar tranquila porque essas dúvidas são super comuns e nem todas tem uma resposta exata.

A melhor forma de aplicar a hidratação capilar caseira vai depender do seu tipo de cabelo. Pessoas com fios mais finos geralmente conseguem utilizar uma quantidade pequena de produto e aplicar de uma só vez.

Por outro lado, as divas com muito volume de cabelo, podem precisar separar as madeixas em seções, com o auxílio de prendedores, para aplicar a máscara mecha por mecha. Nenhuma das técnicas está errada, e você deve fazer o que melhor se adaptar à sua necessidade. Depois, é só deixar a máscara agir no tempo indicado pelo fabricante na embalagem.

Quanto a ordem de aplicação dos produtos, é recomendável fazer a hidratação capilar depois da aplicação do shampoo, quando os fios vão estar limpos, e antes do condicionador, já que a função dele é fechar as cutículas dos cabelos. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram