Fique Diva - Hidratação com abacate: como fazer, benefícios e receitas caseiras para todos os tipos de cabelo

04/08/2020 / Publicado por Gabrielle Nunes

Hidratação com abacate: como fazer, benefícios e receitas caseiras para todos os tipos de cabelo

A hidratação com abacate pode ser feita de diferentes formas e serve para todos os tipos de cabelo. Conheça mais sobre o processo aqui! (Foto: Instagram @jasmeannnn)

A hidratação com abacate pode ser feita de diferentes formas e serve para todos os tipos de cabelo. Conheça mais sobre o processo aqui! (Foto: Instagram @jasmeannnn)

A hidratação com abacate para cabelos cacheados pode ser potencializada com o óleo de coco (Foto Instagram: @alittlealeja)

A hidratação com abacate para cabelos cacheados pode ser potencializada com o óleo de coco (Foto Instagram: @alittlealeja)

A hidratação com abacate e ovo é perfeita para cabelos lisos naturais ou com química (Foto: Instagram @lizlizlive)

A hidratação com abacate e ovo é perfeita para cabelos lisos naturais ou com química (Foto: Instagram @lizlizlive)

A hidratação com abacate, mel e azeite ajuda a evitar o surgimento de pontas duplas (Foto: Instagram @armineisajan)

A hidratação com abacate, mel e azeite ajuda a evitar o surgimento de pontas duplas (Foto: Instagram @armineisajan)

A hidratação com abacate para cabelos ressecados conta com a ajuda do mel para um resultado potencializado (Foto: Instagram @joybeforeher)

A hidratação com abacate para cabelos ressecados conta com a ajuda do mel para um resultado potencializado (Foto: Instagram @joybeforeher)

Na hora de aplicar a hidratação com abacate, evite o contato da mistura com a raiz dos fios (Foto: Instagram @rosietheginger)

Na hora de aplicar a hidratação com abacate, evite o contato da mistura com a raiz dos fios (Foto: Instagram @rosietheginger)

Quando se fala de receitas caseiras, a hidratação com abacate é uma das opções mais versáteis que existem. Ela pode ser feita por donas de qualquer tipo de cabelo e deixa os fios bonitos, saudáveis e cheios de brilho. No cronograma capilar, a hidratação é uma das principais etapas e você pode dar um up na sua rotina de cuidados com a ajuda dessa fruta.

Quer saber como hidratar o cabelo com abacate e deixar os seus fios ainda mais incríveis? Confira 6 receitas de hidratação de abacate, passo a passo de como fazer e os benefícios do ingrediente para os cabelos!

Hidratação caseira com abacate: quais são os benefícios para os cabelos?

A essa altura, você pode estar se perguntando por que fazer a hidratação com abacate. A verdade é que essa fruta multiuso traz inúmeros benefícios para os fios, como fortalecimento, nutrição, brilho e, é claro, hidratação. O abacate também é rico em vitaminas A, C e E, que têm propriedades antioxidantes, ajudando no combate ao envelhecimento capilar e aos danos. 

Além disso, o abacate garante uma hidratação profunda, sem deixar os fios pesados ou oleosos, e pode ser usado em todos os tipos de cabelos. Por isso, o ingrediente é ideal para quem quer combater o frizz e as pontas duplas. A seguir, a gente te conta como fazer hidratação de abacate para cada tipo de cabelo.

Hidratação com abacate para cabelos ressecados: mel potencializa o tratamento que combate os danos

A hidratação com abacate e mel é uma ótima escolha para quem tem cabelos ressecados e quer conquistar aquele visual de fios hidratados e macios. O mel e o abacate são uma dupla infalível na hora de tratar as madeixas porosas, devolvendo o brilho e a maciez para os fios. Além disso, para as cacheadas e crespas, esse tratamento pode garantir mais volume e definição. Veja como fazer hidratação com abacate e mel com esse passo a passo:

1º passo: Misture a sua máscara de hidratação favorita com 3 colheres de polpa de abacate e duas colheres de mel;

2º passo: Aplique a mistura sobre os fios limpos e úmidos e deixe agir de 30 a 40 minutos;

3º passo: Evite passar a mistura na raiz, aplique apenas no comprimento e pontas (principalmente se vc tem cabelos oleosos);

4º passo: Depois, é só enxaguar bem os fios e finalizar como de costume;

Faça o tratamento a cada duas semanas para recuperar os cabelos ressecados. 

Hidratação com abacate para cabelos cacheados: aposte no óleo de coco para completar a receita

A hidratação de abacate e óleo de coco é perfeita para as cacheadas e crespas que querem deixar os caracóis macios, brilhosos e saudáveis. Isso porque a mistura desses ingredientes repõe a água e os lipídios dos fios, nutrindo e hidratando os cachos ao mesmo tempo. Se você está passando pela transição capilar, pode apostar nesse tratamento caseiro para garantir mais definição para as madeixas e lidar com as diferentes texturas. Confira o passo a passo para essa receita caseira:

1º passo: Peneire quantidade suficiente da polpa de abacate para aplicar no seu cabelo e misture com uma ou duas colheres de óleo de coco e um pouco de máscara de hidratação;

2º passo: Aplique a misturinha em todo o cabelo limpo, do comprimento às pontas, evitando a raiz;

3º passo: Deixe o tratamento agir por 15 a 20 minutos;

4º passo: Depois é só enxaguar bem o cabelo e finalizar como preferir.

Você pode repetir a hidratação com abacate e óleo de coco na etapa de hidronutrição do seu cronograma capilar ou a cada duas semanas.

Hidratação com abacate: cabelo liso pode contar com a mistura da fruta com ovo e mel

Quem faz alisamento ou relaxamento nos cabelos pode apostar na hidratação com abacate e ovo recuperar os danos sofridos pelos fios e fortalecer as madeixas. Esse tratamento caseiro hidrata e reconstrói ao mesmo tempo, já que o ovo funciona como fonte de proteínas que ajudam a evitar a fragilidade capilar. Adicione mel para garantir brilho e maciez. As donas de cabelos lisos naturais podem fazer essa receita para deixar os fios mais alinhados e cheios de brilho. Confira como fazer hidratação com abacate em casa:

1º passo: Amasse meio abacate e adicione uma colher de mel, uma clara de ovo e um pouco do seu creme hidratante favorito;

2º passo: Misture até conquistar um resultado homogêneo;

3º passo: Aplique a mistura no cabelo lavado apenas com shampoo e prenda num coque;

4º passo: Deixe o tratamento agir por 30 minutos, depois enxágue e finalize como preferir. 

Repita a hidratação de abacate e ovo a cada duas semanas ou quando achar necessário.

Hidratação com abacate e babosa é indicada para todos os tipos de cabelos

Essa é uma receita de hidratação profunda que pode ser usada em todos os tipos de cabelo, dos secos aos oleosos. A babosa é um ingrediente que ajuda a recuperar fios ressecados, combater o frizz e dar mais definição para as madeixas sem pesar. Por isso, a hidratação com abacate e babosa pode ser feita em todos os tipos de cabelo. Além disso, o azeite repõe lipídios e trata cabelos coloridos. Veja como fazer o tratamento:

1º passo: Misture a polpa de meio abacate com a polpa de 2 folhas de babosa e bata no liquidificador até ficar homogêneo;

2º passo: Adicione 2 colheres de azeite de oliva e 1 colher da sua máscara hidratante favorita;

3º passo: Misture bem e aplique no comprimento e pontas dos fios, deixando agir por 30 minutos;

4º passo: Lave o cabelo com shampoo e condicionador e finalize como de costume.

Repita o tratamento a cada duas semanas nos cabelos secos ou ressecados ou uma vez por mês nos cabelos oleosos. 

Hidratação com abacate e maizena é indicada para as donas de cabelos oleosos e mistos

A hidratação com maizena é outra queridinha das apaixonadas por receitas caseiras. Se você busca uma hidratação caprichada e tem fios oleosos, a união da maizena com o abacate pode ser a escolha perfeita para você. Isso porque o primeiro ajuda a controlar o excesso de sebo no couro cabeludo, enquanto a fruta hidrata profundamente os fios, evitando as pontinhas ressecadas e deixando as madeixas ainda mais macias. Quer saber como fazer isso? Confira os passo a passo:

1º passo: Misture duas colheres de maizena em 200ml de água em uma panela e misture até ficar cremoso. Então, adicione duas colheres de polpa de abacate bem amassada;

2º passo: Junte a misturinha com a sua máscara de hidratação favorita e aplique no cabelo limpo e úmido, do comprimento às pontas, evitando o contato com a raiz;

3º passo: Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem, até retirar totalmente os produtos; 

4º passo: Depois, é só finalizar os fios como de costume e sentí-los macios e super hidratados. 

Repita o tratamento a cada duas semanas ou na etapa de hidratação do seu cronograma capilar. 

Hidratação com abacate e açúcar: receita caseira para cabelos secos e opacos

Se o seu cabelo está opaco e sem brilho, a hidratação com abacate e açúcar pode ser a solução para o problema. Isso porque essa fruta é rica em óleos e vitaminas, que recuperam o brilho e a maciez dos fios, além de combater a queda capilar. Além disso, o açúcar também contribui para dar mais brilho para as madeixas, enquanto o óleo de rícino fortalece os fios e ajuda no crescimento, ideal para quem está passando pelo projeto Rapunzel. 

1º passo: Em um recipiente, adicione a polpa de meio abacate, uma colher de açúcar, uma colher de óleo de rícino e um pouco da sua máscara de hidratação preferida;

2º passo: Misture bem, até conseguir um resultado homogêneo;

3º passo: Separe o cabelo limpo em mechas e enluve cada uma delas com a mistura, da raiz às pontas;

4º passo: Faça um coque alto, deixe agir por 30 minutos e enxágue bem os fios.

Repita o passo a passo semanalmente ou a cada duas semanas, dependendo da necessidade do cabelo. 


Publicada em: 25/10/2019
Atualizada em: 04/08/2020

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram