Você já ouviu falar em gelatina para cabelo? Esse produto, queridinho das crespas e cacheadas na hora da finalização por deixar os cachos definidos, também pode ser uma boa opção na hora do tratamento de todos os tipos de fios. A hidratação com gelatina é muito indicada para tratar os cabelos ressecados e sem vida, garantindo fios alinhados e macios. Se você é do time das apaixonadas por receitinhas caseiras, vai amar saber que a hidratação de gelatina pode ser feita em casa e é bem baratinha!
Quer saber mais sobre a receita que traz colágeno e açúcar para as madeixas, deixando-as mais fortes, hidratadas e cheias de brilho? Então, vem conferir essa matéria, que a gente conta como fazer hidratação com gelatina, quem pode fazer o tratamento e os benefícios para o seu cabelo.
Gelatina para cabelo: o que é e para que serve?
A gelatina de cabelo é um produto que se tornou muito popular entre as cacheadas e crespas e é usado na finalização - geralmente junto com o creme para pentear - para dar mais volume enquanto define os cachos. Mas, além da gelatina para cabelo vendida nas farmácias, que é indicada para o momento de finalizar os fios, você também pode usar a gelatina comum, aquela que você encontra em mercados, na hora do tratamento.
Sabe qual é a vantagem de usar gelatina no cabelo? A composição do produto! Ela é rica em colágeno, que deixa o cabelo mais flexível e resistente e o protege contra danos externos. O açúcar também contribui para a hidratação, deixando as madeixas mais alinhadas e estimulando o crescimento.
A hidratação de gelatina pode ser feita em todos os tipos de cabelo
Além de acessível e fácil de encontrar, a hidratação com gelatina pro cabelo não tem contraindicação relacionada a nenhum tipo de fio. Ela pode ser usada no cronograma capilar para lisas, onduladas, cacheadas ou crespas, na etapa da hidratação — ou uma vez por semana, se você ainda não segue a agenda de tratamentos. É importante não ultrapassar essa frequência semanal, já que o colágeno em excesso pode retirar a elasticidade natural dos fios.
Além de fortalecer e hidratar os fios, os benefícios da hidratação com gelatina para cabelo variam de acordo com o tipo deles — veja cada um deles aqui embaixo!
1) Para os cabelos lisos: a gelatina para cabelo hidrata os cabelos lisos sem pesar e sem deixar os fios pegajosos (ou seja: não aumenta a oleosidade da raiz). Além disso, o tratamento diminui o frizz e deixa os fios mais alinhados;
2) Para os cabelos ondulados: nesse caso, a gelatina para cabelo na hidratação vai ajudar a valorizar o formato natural dos cabelos ondulados, prolongando o efeito bem definido que é resultado da finalização;
3) Para os cabelos cacheados: se na finalização a gelatina de cabelo ajuda a definir os cabelos cacheados, na hidratação o produto favorece a definição natural sem pesar ou prejudicar o volume. Além disso, ela dá brilho e deixa os fios super macios;
4) Para os cabelos crespos: a hidratação com gelatina estimula o crescimento dos cabelos crespos, hidrata profundamente e fortalece os fios finos e frágeis. Além disso, ela também favorece a definição das madeixas em espiral.
A hidratação com gelatina pode ser feita com qualquer versão do produto?
Antes de investir na hidratação com gelatina, muita gente se pergunta se pode usar qualquer versão do produto. A resposta é sim, mas só em alguns casos. Acontece que o corante existente nas gelatinas com sabor vai ter efeito em contato com cabelos escuros, como os pretos e castanhos, mas pode manchar os fios mais claros.
Isso quer dizer que não importa o tipo de cabelo, mas quem é loira precisa usar a gelatina incolor e adicionar uma colher de açúcar na receita da misturinha. Donas de fios escuros podem escolher esse passo a passo ou usar as gelatinas com sabor que já têm açúcar na composição.
Como fazer hidratação com gelatina: aprenda o passo a passo
Quer descobrir como fazer a hidratação de gelatina e ficar com os cabelos muito mais fortes, cheios de movimento e brilho? Dá uma olhada no passo a passo que o Fique Diva preparou aqui embaixo!
1º passo: lave os cabelos apenas com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha;
2º passo: em um recipiente, coloque 1 sachê de gelatina de qualquer sabor e a quantidade da máscara de hidratação de sua escolha. Quem é loira, nesse momento, vai misturar a o sachê gelatina incolor com uma colher de chá de açúcar e o creme. As medidas de gelatina e açúcar podem ser dobradas por quem tem cabelos muito volumosos ou compridos;
3º passo: adicione um pouco de água para dar mais emoliência e misture os ingredientes com uma colher de plástico;
4º passo: aplique a mistura nos cabelos, enluvando mecha por mecha. Deixe agir por um intervalo de 20 a 30 minutos;
5º passo: depois do tempo de pausa, enxágue bem com água fria, aplique um condicionador e finalize os cabelos como de costume.
Publicada em: 19/01/2017
Atualizada em: 31/07/2020