Fique Diva - Hidratação de banana para os cabelos: aprenda a receita caseira para deixar os fios mais macios e brilhosos!

08/09/2020 / Publicado por Marina Couto

Hidratação de banana para os cabelos: aprenda a receita caseira para deixar os fios mais macios e brilhosos!

A hidratação de banana deixa os fios mais alinhados, macios e cheios de brilho (Foto: Instagram @juliadoorman)

A hidratação de banana deixa os fios mais alinhados, macios e cheios de brilho (Foto: Instagram @juliadoorman)

A hidratação de banana com a máscara, leite e açúcar protege os fios, além de dar muito brilho e balanço (Foto: Instagram @desiperkins)

A hidratação de banana com a máscara, leite e açúcar protege os fios, além de dar muito brilho e balanço (Foto: Instagram @desiperkins)

A banana também ajuda a reduzir o frizz, deixando os fios mais alinhados (Foto: Instagram @mylifeaseva)

A banana também ajuda a reduzir o frizz, deixando os fios mais alinhados (Foto: Instagram @mylifeaseva)

As receitas caseiras para os cabelos fazem sucesso porque são baratas, fáceis de fazer e cumprem o que prometem: deixam os fios mais sedosos e com aquele brilho de dar inveja. Não é à toa que sempre surgem novas misturinhas para a mulherada testar e aprovar. Incorporar frutas, vegetais, óleos e diferentes alimentos na sua rotina de cuidado pode ser exatamente o que você precisa para repor diferentes nutrientes e vitaminas para o cabelo.  

Uma das versões mais diferentonas das receitas caseiras é a hidratação de banana. A fruta é ótima para reduzir o frizz, dar brilho e deixar os fios muito macios. Nunca ouviu falar no procedimento? Aprenda o passo a passo aqui no Fique Diva!

A banana é rica em lipídios e vitaminas para cabelo, componentes perfeitos para nutrir e fortalecer os fios

Não importa se o cabelo é crespo, cacheado, ondulado ou liso: ele precisa de água e lipídios para se manterem saudáveis, com balanço e brilho. No dia a dia, nem sempre os nossos cabelos recebem a atenção que precisam e, além disso, a ação de fatores comuns como o sol, a umidade e a poluição do ar cooperam para que o bem estar dos fios seja prejudicado. O resultado disso são fios ressecados e sem vida, precisando de vitamina pro cabelo. 

A hidratação de banana é uma ótima saída para quem quer dar um up nas madeixas nesse momento. Como a fruta é cheia de nutrientes, aminoácidos, potássio (que entra no mesmo time das vitaminas para queda de cabelo) e lipídios, acaba sendo um suplemento capilar incrível para esse momento de recuperação. Tem mais: a banana tem propriedades hidratantes, deixando o cabelo com mais brilho e bem macio. Quem testou e aprovou foi a Julia Doorman, do blog Cabelos de Rainha, que criou uma receita potente que mistura banana, máscara de hidratação, leite e açúcar. 

Hidratação de banana caseira: aprenda o passo a passo do tratamento 

Se você fizer uma mistura apenas com a banana, o leite e a sua máscara de hidratação, os seus cabelos já ficarão bem macios e sedosos. Mas o açúcar, nessa receita caseira, vai agir fechando as cutículas dos fios, garantindo brilho nos fios por mais tempo. Para melhorar ainda mais o tratamento, você também pode acrescentar na receita um pouco do seu óleo vegetal favorito. Sabendo disso, chegou a hora de conferir, aqui embaixo, o passo a passo da hidratação de banana: 

1º passo: em um liquidificador, coloque uma banana madura bem cortadinha, seis colheres de sopa de leite integral e uma colher de sopa de açúcar cristal. Bata até formar uma mistura homogênea;

2º passo: em um recipiente separado, coloque toda a mistura do liquidificador e acrescente duas colheres de sopa da máscara de hidratação e uma colher de chá de óleo vegetal, se quiser. Misture bem todos os ingredientes; 

3º passo: após lavar os cabelos com shampoo, aplique a mistura nos fios, enluvando as mechas de cima para baixo. Se preferir, coloque uma touca térmica e deixe agir por 20 minutos. Nesse momento, se você tem cabelos oleosos, evite o contato da mistura com o couro cabeludo e aplique apenas no comprimento;

4º passo: depois do tempo de pausa, enxágue bem os cabelos com água fria e penteie ou passe os dedos entre os fios delicadamente para retirar todo o produto. Aplique o condicionador e enxágue novamente;

5º passo: finalize com o seu creme para pentear ou leave-in, como preferir, e pronto!

De quanto em quanto tempo fazer a hidratação de banana? 

Experimentou a hidratação de banana nos cabelos e quer repetir o tratamento? O ideal é aguardar, entre uma e duas semanas para fazer novamente. Quanto maior for a tendência dos seus cabelos ficarem oleosos, maior deve ser o intervalo. Isso acontece porque a banana é rica em diferentes tipos de suplemento para cabelo e, quando misturada aos outros ingredientes dessa receita, forma um creme consistente e pesado — em excesso, eles podem estimular a oleosidade dos fios. 

 

Publicada em: 02/03/2017
Atualizada em: 08/09/2020

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram