Usar gengibre no cabelo pode até ser uma daquelas combinações que você nunca imaginaria, mas, na verdade, traz uma série de benefícios para os fios. O vegetal que pode ser usado de várias formas diferentes nas receitas caseiras tem como ação principal o fortalecimento das madeixas e é uma ótima opção para quem está com cabelos danificados, enfraquecidos, quebradiços e, até mesmo, caindo mais do que o normal. Pois é, pode acreditar: o gengibre é bom para o cabelo!
Se você não tem medo de se aventurar no mundo das receitinhas caseiras e quer aproveitar os diferentes benefícios do gengibre para o cabelo, hoje o Fique Diva vai te ajudar: dá uma olhada nessa matéria e vem descobrir como aproveitar tudo o que esse suplemento capilar tem a oferecer!
Gengibre no cabelo: o que ele faz nas madeixas?
Na hora de investir nas misturas caseiras para os fios, um dos principais objetivos é potencializar o tratamento com os diferentes tipos de vitamina para cabelo que os ingredientes oferecem, certo? No caso do gengibre, a vantagem aparece na forma de piridoxina (ou vitamina B6). Essa vitamina para o cabelo fortalece os fios e diminui a queda e a quebra, beneficiando o desenvolvimento das madeixas. Além disso, o gengibre também estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo (assim como acontece com o café) e, por isso, é conhecido por acelerar o processo de crescimento capilar. A melhor parte é que isso acontece de forma saudável e sem danificar os cabelos: tudo o que você precisa para exibir cabelos longos, cheios de saúde e muito bonitos!
Hidratação de gengibre para o cabelo: confira o passo a passo de como fazer o tratamento
Assim como acontece com outros ingredientes, você pode encontrar máscaras de tratamento profundo que contam com a ajuda do gengibre para oferecer todos esses benefícios. Ainda assim, há quem goste de potencializar os cuidados em casa mesmo e é aí que a hidratação de gengibre entra: com um pedaço da raiz, um óleo vegetal e um creme de tratamento você consegue fazer o passo a passo do cuidado com facilidade. Dá uma olhada!
1º passo: descasque o gengibre e, depois, passe num ralador em cima de uma peneira. Coloque um recipiente embaixo para capturar o sumo que já pode começar a sair;
2º passo: depois disso, aperte o gengibre ralado na peneira com uma colher para extrair todo o suco;
3º passo: adicione à mistura o óleo vegetal de sua preferência na mesma quantidade do sumo para quebrar a acidez do gengibre puro (se você quiser aplicar a mistura sem a máscara, pode fazer nesse momento: é só aumentar a quantidade de óleo);
4º passo: junte um pouco de máscara de hidratação (de acordo com o seu comprimento e volume de cabelo) e misture até obter um creme homogêneo;
5º passo: aplique nos fios lavados com shampoo e deixe agir por 20 minutos. Depois disso, enxágue completamente, use o condicionador para selar as cutículas e finalize como de costume.
Dica de diva: antes de aplicar a mistura em todo o cabelo, faça um teste em uma parte pequena para conferir se o gengibre natural não vai causar nenhuma reação ou ardência excessiva. Nesses casos, o ideal é se manter com os cremes que contam com esse suplemento para cabelo na composição.
Cronograma capilar: crescimento dos fios também pode contar com a ajuda do gengibre no cabelo
Na hora de se inspirar na Rapunzel e desejar um aumento no comprimento das madeixas, o cronograma capilar para crescimento é uma das melhores opções. Isso acontece porque, com os tratamentos, você consegue auxiliar o desenvolvimento dos fios de forma saudável. Além da hidratação, o gengibre também pode aparecer nesse processo com o tônico, que tem a validade de uma semana e pode ser aplicado diretamente na raiz dos cabelos com uma massagem antes ou depois da lavagem. O passo a passo é ainda mais simples:
1º passo: coloque 300ml de água para ferver;
2º passo: adicione duas colheres de sopa de gengibre picado e uma colher de sopa de glicerina quando a água levantar fervura;
3º passo: deixe o líquido ali por um minuto e apague o fogo.
4º passo: aguarde esfriar e coloque o líquido num borrifador sem os pedacinhos de gengibre. O tônico deve ser guardado na geladeira, ok?
Agora que você já sabe como fazer o tônico de gengibre, confira a ordem ideal dos procedimentos que vão te ajudar a potencializar o crescimento dos fios:
1ª semana: hidratação de gengibre - hidratação - nutrição
2ª semana: hidratação - umectação - hidratação
3ª semana: hidratação - nutrição - hidratação de gengibre
4ª semana: hidratação - umectação - reconstrução