Fique Diva - Hidratação para cabelo liso e ressecado: como escolher o creme certo + dicas para evitar oleosidade e frizz

13/05/2021 / Publicado por Luiza Soares

Hidratação para cabelo liso e ressecado: como escolher o creme certo + dicas para evitar oleosidade e frizz

Saiba como fazer uma hidratação para cabelo liso e evitar frizz e opacidade (Foto: Instagram @dacey_cash)

Saiba como fazer uma hidratação para cabelo liso e evitar frizz e opacidade (Foto: Instagram @dacey_cash)

O cabelo liso também precisa ser hidratado para manter a saúde dos fios (Foto: Instagram @scarlett)

O cabelo liso também precisa ser hidratado para manter a saúde dos fios (Foto: Instagram @scarlett)

O óleo de silicone é o queridinhos de quem tem que lidar com frizz e pontas duplas (Foto: Instagram @tach.j)

O óleo de silicone é o queridinhos de quem tem que lidar com frizz e pontas duplas (Foto: Instagram @tach.j)

Aposte em produtos que reconstroem a fibra capilar e potencializam a hidratação (Foto: Instagram @jessiepaege)

Aposte em produtos que reconstroem a fibra capilar e potencializam a hidratação (Foto: Instagram @jessiepaege)

Cabelos lisos precisam receber hidratação para voltarem a ficar saudáveis e fortes (Foto: Instagram @lisakhamkaew)

Cabelos lisos precisam receber hidratação para voltarem a ficar saudáveis e fortes (Foto: Instagram @lisakhamkaew)

Todos os tipos de cabelo sofrem com danos causados pelo sol e pela poluição, e precisam receber tratamentos como a hidratação capilar para voltarem a ficar saudáveis e fortes, inclusive o liso! Por ter uma finalização mais fácil e rápida, muitas pessoas acreditam que o cabelo liso não precisa de tantos cuidados, mas não é bem assim: ele também pode ficar ressecado e com frizz, além de fraco e quebradiço, inclusive os cabelos alisados. Por isso, o Fique Diva separou algumas dicas para você que quer se ver livre do aspecto ressecado, do frizz e da oleosidade com a ajuda de uma hidratação de cabelo!

Qual o melhor creme para a hidratação do cabelo liso?

O cabelo ressecado e com frizz é resultado de um cabelo pouco hidratado, e uma boa maneira de recuperar a aparência saudável e brilhante das madeixas é investir em um tratamento com o produto adequado na hora da lavagem, mas que seja leve para não pesar no cabelo liso! Uma boa opção é apostar em um creme com ingredientes poderosos como Bomba de Vitaminas e Goji Berry, que duplinha favorita da vez que ajuda a fortalecer os fios, evitando que fiquem quebradiços. Os cremes com vitamina para cabelo têm sido queridinhos nos cuidados com os fios de forma mais prática e saudável. 

Dica de Diva:Creme de Tratamento Pró-Hidratação de Niely Gold, faz parte da linha de Suplemento Capilar e é uma excelente escolha para combater o frizz e o ressecamento. Mas como fazer a aplicação correta?

Como fazer hidratação no cabelo liso: passo a passo para uma aplicação perfeita

Frequência de aplicação:

A frequência adequada da hidratação para cabelo liso é semanal, podendo mudar de acordo com a situação dos fios. Se o seu cabelo for mais ressecado o intervalo entre o tratamento pode ser menor, já quem tem os fios mais oleosos pode optar por fazer a cada 15 dias.

Lavagem dos fios:

Comece lavando com um shampoo ideal para seu tipo de cabelo. Evite o banho com água quente, pois a temperatura elevada abre a cutícula dos fios, deixando-os danificados e mais ressecados. Após a limpeza, tire o excesso de água com uma toalha de algodão e divida o cabelo em partes. Aplique o creme de hidratação para cabelo ressecado em cada uma das mechas, e deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem. Por último, enxágue para retirar o produto.

Finalização: 

O óleo de silicone é um dos produtos queridinhos por quem tem que lidar com frizz e pontas duplas, pois cria uma proteção ao redor da fibra capilar. Aplique no comprimento e nas pontas do cabelo ainda úmido para potencializar o efeito da hidratação, mas lembre-se de não exagerar na quantidade, algumas gotas são o suficiente!

Como controlar a oleosidade do cabelo liso?

Cabelos lisos e retos tendem a ser mais oleosos, principalmente na raiz, mas esse problema tem solução e a gente te mostra! As madeixas oleosas devem ser lavadas dia sim, dia não, pois lavar frequentemente pode causar o efeito rebote - que é quando o organismo começa a produzir ainda mais oleosidade por conta da limpeza em excesso. Quando for hidratar, lembre-se de enxaguar bem e não aplicar o produto na região do couro cabeludo, apenas no comprimento e nas pontas. E não se esqueça de tirar bem o excesso do creme para evitar que a oleosidade volte.

E os fios alisados? Saiba a melhor forma de hidratar o cabelo com química

As divas que alisam os cabelos também precisam ter uma atenção extra porque os fios lisos podem ficar ainda mais ressecados. O ideal é apostar em produtos que reconstroem a fibra capilar e potencializam a hidratação. O Fique Diva aconselha o Creme de Tratamento Pró-Restauração de Niely Gold, que é um combo de proteínas vegetais perfeito para a recuperação de cabelos com química e dos que sofrem com o calor de secador e chapinha.

Outro grande aliado de quem alisa os fios é o protetor térmico, que evita danos causados pelo calor dessas ferramentas. Após a escova, é normal que as pontas fiquem um pouco secas e quebradiças, por isso é aconselhável usar um reparador de pontas, e de tempos em tempos, realizar um corte.

Recorra a um cronograma capilar

Outra maneira de recuperar a saúde dos fios ressecados é investir em uma rotina de cuidados. O cronograma capilar consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Veja como fazer:

1. Hidratação: O primeiro e principal passo é justamente repor a umidade e nutrientes do seu cabelo, recuperando a maciez e o brilho. O ideal é escolher um creme que tenha em sua composição vitaminas para o cabelo!

2. Nutrição: Etapa importante para quem tem cabelos ressecados, pois é na nutrição capilar que vamos repor os lipídios, responsáveis por conceder a camada protetora dos fios e deixá-los mais brilhantes e sedosos. Aposte em máscaras de nutrição com vitaminas e proteínas em suas composições, mas só depois de usar o creme de hidratação na etapa anterior.

3. Reconstrução: Na reconstrução, os cabelos quebradiços e danificados serão restaurados através da reposição de proteína, principalmente a queratina. É a etapa mais profunda e potente, e é recomendado fazer a cada 15 dias, levando em conta a situação dos fios.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram