Fique Diva - Hidratação para cabelos afros: dicas de como tratar os fios crespos

17/04/2018 / Publicado por Marina Couto

Hidratação para cabelos afros: dicas de como tratar os fios crespos

Os cabelos crespos exigem cuidados especiais para ficarem hidratados e macios

Os cabelos crespos exigem cuidados especiais para ficarem hidratados e macios

Os cabelos crespos, em especial os do tipo 4C e 5, possuem pouquíssima definição ou nenhuma, em alguns casos. Por isso, a hidratação nas madeixas é fundamental para manter os fios saudáveis e macios. No entanto, algumas pessoas não consideram o tratamento tão fácil por não saberem lidar com esse tipo de textura. Para isso, o Fique Diva trouxe algumas dicas para acabar com as dúvidas de uma vez por todas!

Aposte em máscaras nutritivas para potencializar a hidratação

Todo cabelo precisa ser hidratado, pelo menos, uma vez por semana. É que as agressões do dia a dia afetam o aspecto dos fios, deixando-os mais ressecados e sem brilho. No caso dos cabelos mais crespos, a frequência pode ser até maior, já que as madeixas tendem a ser mais ressecadas naturalmente.

Para potencializar ainda mais o tratamento, vale investir em máscaras concentradas com propriedades nutritivas. É que os cremes de hidratação comum podem ser muito leves e absorvidos de forma muito rápida, não cuidando do crespo da forma que deveria. Se não tiver uma máscara nutritiva por perto, é só pingar algumas gotinhas de óleo vegetal no creme que você tiver em casa.

A umectação capilar protege o couro cabeludo

Falando em óleo vegetal, o produto natural é a melhor pedida para cuidar dos cabelos crespos. E não é só no quesito hidratação ou nutrição não! É que os óleos também ajudam a proteger o couro cabeludo antes do shampoo, que pode ressecar os cachos.

Se estiver com pouco tempo, você pode aplicar um pouco de óleo na raiz e massagear a região por alguns minutos antes de lavar as madeixas. Se puder, também dá para deixar o óleo agindo nos fios durante a noite e só enxaguá-lo no dia seguinte. A escolha do produto varia de acordo com a sua necessidade.

 

A lavagem correta evita o acúmulo de produtos

Quando se trata de cabelos crespos, não basta só fazer uma finalização bafônica e caprichar na hidratação. Tem que ficar de olho também na lavagem dos fios, para que os produtos não fiquem acumulados na raiz e no comprimento.

Nesse caso, escolha shampoos e condicionadores específicos para o seu tipo de fio e enxágue bem até retirar todos os resíduos. O mesmo vale para os finalizadores, óleos e cremes para pentear.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram