Fique Diva - Hidratação para cabelos secos: como evitar o ressecamentos nos fios cacheados e crespos

08/07/2019 / Publicado por Dandara Franco

Hidratação para cabelos secos: como evitar o ressecamentos nos fios cacheados e crespos

A hidratação ajuda a repor a água que o cabelo seco perde com mais facilidade através das agressões diárias que o cabelo sofre (Foto Instagram: @ithenotoriouskia)

A hidratação ajuda a repor a água que o cabelo seco perde com mais facilidade através das agressões diárias que o cabelo sofre (Foto Instagram: @ithenotoriouskia)

Cuidar dos fios exige que você entenda as necessidades das suas madeixas, por isso as crespas e cacheadas sabem bem como a hidratação pode ser a melhor amiga dos fios, já que costumam ter o cabelo mais seco, porque a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não não consegue chegar até a ponta dos fios espirais. 

Mas, ter cabelo seco é diferente do cabelo estar ressecado, viu? Cabelo seco é uma característica natural do próprio fio enquanto o cabelo ressecado tem a cutícula do fio um pouco mais aberta pelos desgastes externos, como exposição ao calor excessivo do secador e chapinha, ou ao sol, vento ou procedimentos químicos. 

A hidratação é o tratamento base do cronograma capilar para repor a água perdida pelas agressões do dia dia, principalmente se o seu cabelo estiver embaraçando com mais facilidade, com pontas duplas ou nós de fada, clássico nós feitos nos fios finos do cabelos crespos. Confira algumas dicas para acabar com o ressecamento e manter o seu cabelo hidratado! 

Faça um pré-shampoo antes de lavar os cabelos 

O primeiro passo para a hidratação pode começar antes mesmo de lavar o cabelo! O pré-shampoo, ou pré-poo, é uma técnica simples desenvolvida para hidratar ainda mais os fios frágeis antes da lavagem e evitar que ele seja danificado. Confira o passo a passo:

1° passo: separe uma máscara de tratamento que seja hidratante para ser compatível com o tratamento, um pente com dentes largos e algumas xuxinhas ou grampos para separar o seu cabelo.

2° passo: com o cabelo seco, passe a máscara de tratamento enluvando os fios, principalmente nas pontas dos fios e a dois dedos de distância da raiz para não entupir os poros. Utilize os dedos para desembaraçar os fios com cuidado enquanto aplica o creme. 

3° passo: após a aplicação por todo o cabelo, utilize o pente com pentes largos para desembaraçar todo o cabelo, começando pelas pontas para depois subir até a metade do comprimento. Ao começar pelas pontas, você acaba evitando que o cabelo se quebre com mais facilidade. 

4° passo: espere a máscara agir por 5 minutos e siga com a lavagem normal do seu cabelo com um shampoo sem sal.

Utilize cremes para pentear, shampoo e condicionador que sejam hidratantes

É importante escolher produtos que sejam compatíveis com o seu tipo de fio. O cabelo crespo e cacheado, por ser fino e seco, precisa de produtos, como creme para pentear, com nutrientes extremamente hidratantes e óleos reparadores, como manteiga de karitê, cremes com água ou óleo de coco, babosa, abacate, jojoba e amêndoas.

Faça fitagem na finalização com o creme para pentear para evitar que os fios embaracem

A fitagem é uma finalização para definir os cachos mas o processo pode ser focado para melhorar o desembaraçamento dos fios! 

1° passo: com os fios úmidos, separe as madeixas em 4 partes para que possa distribuir o creme de pentear de maneira uniforme; 

2° passo: em uma das partes separadas, aplique o creme enluvando os fios e desembaraçando o cabelo com os dedos;

3° passo: após enluvar todas as partes separadas, é só amassar os fios com as mãos para ativar os cachos!

4° passo: para proteger ainda mais os fios, aplique um silicone reparador de pontas.

Seguir os outros tratamentos do cronograma capilar  

A hidratação é um dos principais tópicos do cronograma capilar, mas não anula a necessidade da nutrição e da reconstrução para estabelecer a saúde dos fios. A reconstrução ajuda a repor a queratina dos fios, recuperando a massa capilar perdida através das agressões do dia a dia de dentro para fora. A nutrição, devolve a oleosidade enquanto nutre e repõe os lipídios das moléculas do fio. O conjunto de tratamentos, forma o cronograma capilar que pode ser feito com receitas caseiras que facilitam a recuperação do fio! 

Deixar o creme de tratamento agir pelo tempo necessário

Pode até parecer que não, diva, mas o tempo de ação correto do tratamento faz toda a diferença para o efeito nos fios. Na embalagem da máscara de tratamento, vem o tempo médio em que o produto precisa agindo no cabelo junto com outras instruções que precisam ser seguidas para que o tratamento seja um sucesso!

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram