Adicionar calor aos tratamentos capilares é uma técnica antiga e que toda mulher já fez pelo menos uma vez na vida. Geralmente, esse método é utilizado para intensificar procedimentos mais pesados e que tenham alto poder de regeneração nos fios. Como é o caso da selagem térmica, cauterização e a queratinização. Porém, você já pensou em usar a temperatura a seu favor na rotina diária de cuidados com os seus cabelos ou até mesmo no seu cronograma capilar? Vem com a gente entender os benefícios da hidratação térmica, diva!
Qual a função do calor no tratamento?
Esquentar as madeixas durante a sua hidratação é uma boa forma de permitir que o produto e seus nutrientes sejam absorvidos de maneira mais eficaz pelo cabelo. E isso acontece porque a elevação de temperatura é responsável por abrir a cutícula do fio, deixando o caminho livre para a hidratação agir nos possíveis danos da estrutura capilar. Mas fique atenta porque nem sempre o uso do calor é necessário. Alguns cremes de tratamento já possuem fórmulas com ingredientes que fazem esse papel de facilitar a ação rápida. Então, procure usar a técnica da hidratação térmica apenas quando realmente for intensificar o resultado do produto usado.
Saiba como inserir a hidratação térmica na sua rotina capilar
Para usar a temperatura a favor da sua hidratação, você vai precisar adicionar mais um passo simples na sua rotina de cuidados com as madeixas. E esse passo, que é responsável por adicionar o calor nos fios, pode ser feito de três maneiras diferentes. Você pode escolher entre a touca térmica, uma toalha quente ou o secador. A intenção é que o tratamento seja prático, então use o que estiver a disposição aí na sua casa!
Entenda como usar cada acessório para madeixas bem hidratadas
Para touca térmica, prefira as de alumínio com isopor. Esse modelo vai funcionar como um isolante e irá abafar a temperatura do cabelo, potencializando vários tipos de tratamento. Evite as toucas elétricas, que ligam na tomada, porque elas podem agir como uma ferramenta de calor e acabar danificando o fio.
A toalha quente é certamente a dica mais fácil de reproduzir. Esquente um pouco de água e molhe o seu pano, mas tenha cuidado para a toalha não ficar quente a ponto de te machucar. Depois, aplique a hidratação como de costume e enrole o cabelo na toalha enquanto o produto age no cabelo. E para quem prefere usar o secador, basta colocar uma touca de banho, durante a etapa da hidratação, e utilizar o secador para esquentar os fios por cima da touca mesmo. O jato morno é a melhor opção para um tratamento eficaz e o difusor também vai ajudar a distribuir o ar de maneira uniforme.