Lavar os cabelos faz parte da rotina de qualquer mulher, mas quando a higienização é feita de forma incorreta pode causar malefícios à saúde capilar. A frequência das lavagens, por exemplo, tem total influência no brilho e maciez das suas madeixas. Saiba como higienizá-las corretamente e tire suas dúvidas!
Posso lavar o cabelo todos os dias?
Cabelos oleosos: mesmo se você tem os fios muito oleosos, não é aconselhável lavá-los todos os dias. Seu couro cabeludo pode entender que as madeixas estão ressecadas e, assim, produzir mais oleosidade. O correto é intercalar as lavagens dia sim, dia não.
Cabelos normais a secos: a higienização dos fios pode ser alternada de dois em dois dias sem nenhum problema.
Cabelos cacheados: esse tipo de fio já é ressecado naturalmente por conta do formato dos cachos, por isso o tempo entre as lavagens pode ser maior. Mulheres de cabelos cacheados podem ficar até três dias sem lavar as madeixas. Uma ótima forma de arrumar os cachinhos durante esse período é usar o umidificador de cachos para reavivar os caracóis sem lavá-los.
Como lavar o cabelo corretamente?
Uma higienização completa conta com shampoo, condicionador e máscara concentrada. Confira o passo a passo:
Shampoo: limpa suavemente e trata os cabelos sem danificá-los. Na maioria dos casos, a quantidade correta para o produto é equivalente a uma moeda de um real. Para os cabelos muito curtos e finos, um pouco menos.
Condicionador: fecha as cutículas que o shampoo abre na higienização. Auxilia na reparação dos fios, proporcionando fortalecimento, maciez e brilho. A quantidade correta para cabelos curtos e finos deve ser do tamanho de uma moeda de 50 centavos. Os mais grossos e com mais volume, pode . É preciso deixar o produto agir por 2 minutos.
Máscara concentrada: sua fórmula altamente concentrada age de 3 a 5 minutos. O produto hidrata, repara e fortalece o cabelo, tornando-o mais macio e mais brilhante. A quantidade depende do tamanho do seu cabelo e da necessidade do fio. Como o tratamento é mecha por mecha, o ideal é que seja um pouco mais que uma moeda de 1 real, enluvando os fios.