Fique Diva - Luzes no cabelo: 5 dicas para ficar atenta antes de escurecer fios com mechas loiras

04/03/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Luzes no cabelo: 5 dicas para ficar atenta antes de escurecer fios com mechas loiras

Luzes no cabelo: confira tudo que você precisa saber antes de escurecer os fios. (Foto: Instagram @aminamarie)

Luzes no cabelo: confira tudo que você precisa saber antes de escurecer os fios. (Foto: Instagram @aminamarie)

Para cobrir as mechas loiras com coloração escura sem danificar os fios é indicado fazer a mudança gradualmente. (Foto: Instagram @aiyanaalewis)

Para cobrir as mechas loiras com coloração escura sem danificar os fios é indicado fazer a mudança gradualmente. (Foto: Instagram @aiyanaalewis)

Quem quer escurecer as luzes no cabelo também deve passar por uma rotina de cuidados intensiva antes da transformação. (Foto: Instagram @khatbrim)

Quem quer escurecer as luzes no cabelo também deve passar por uma rotina de cuidados intensiva antes da transformação. (Foto: Instagram @khatbrim)

Quem nunca fez luzes no cabelo e pouco tempo depois quis escurecer os fios novamente, que atire a primeira pedra! Super estiloso, o visual morena iluminada nunca sai de moda e é um dos favoritos das brasileiras. Mas ter cabelos claros, ainda que não completamente, pode ser mais trabalhoso que o esperado. Assim, muitas divas sentem necessidade de voltar aos fios 100% escuros e até aí, tudo bem. O problema é que fazer essa transformação em casa sem tomar os cuidados adequados pode custar a saúde dos fios. Então, que tal conferir as dicas do Fique Diva para escurecer as mechas loiras com segurança?

Luzes no cabelo: processo de escurecimento das mechas loiras deve ser gradual

A vontade de sair escurecendo os cabelos pode ser grande, mas a primeira regrinha para fazer o procedimento com segurança é não descer muitos tons de uma só vez. Isso vale tanto para quem está com os fios totalmente loiros quanto para quem tem apenas luzes no cabelo. O motivo é bem simples: cabelos muito claros quando escurecidos de uma só vez podem manchar.

Uma vez que para fazer mechas no cabelo, geralmente, é necessário descolorir os fios e remover todos os pigmentos, essa repigmentação das madeixas deve ser gradual e cautelosa da mesma forma que você faria se estivesse tentando clarear um cabelo super escuro. Dessa forma, o recomendado é escurecer os fios de dois em dois tons até alcançar a cor desejada.

Cabelos com mechas loiras super claras (ex: luzes platinadas) podem ter que passar por um processo de pré-pigmentação com tonalizante antes da transformação definitiva. Caso contrário, os fios podem ficar com um tom desigual, com a parte onde estavam com as luzes visivelmente mais claras do que o restante dos fios. Por outro lado, quem está com mechas mais sóbrias, como luzes mel no cabelo castanho escuro, por exemplo, terá mais facilidade em cobrir os fios por completo.

Cabelos com mechas loiras precisam estar saudáveis antes da nova coloração

Fazer luzes no cabelo feminino é um processo que pode danificar os fios, principalmente se você tiver fios super escuros e fizer luzes no cabelo preto ou castanho escuro, que precisam passar por descoloração antes. Além do processo de clareamento, as agressões do dia a dia também deixam os cabelos descoloridos mais sensíveis e propensos ao ressecamento e quebra.

Por isso, antes de colorir os fios novamente é essencial se certificar de que as madeixas estão saudáveis o suficiente para receber uma nova coloração. Comece a se preparar para a transformação com pelo menos quatro semanas de antecedência, seguindo um cronograma capilar adequado para o seu tipo de cabelo.

Para quem tem luzes no cabelo cacheado, o cuidado deve ser redobrado porque esses fios são naturalmente secos e podem ressecar com o acúmulo de químicas. Assim, as divas cacheadas devem investir em muitas hidratações e nutrições para dar aos fios os nutrientes que eles carecem. Caso as mechas loiras estejam muito danificadas, é indicado fazer uma reconstrução a cada 15 dias. Caso o cabelo não apresente melhora dentro de quatro semanas, adie a transformação e siga com os tratamentos até que os fios estejam saudáveis.

Aposte no tonalizante para escurecer as luzes no cabelo sem danificar

Outra forma de evitar danos capilares profundos ao escurecer as mechas loiras no cabelo é fazendo a transformação com um tonalizante. Esse tipo de coloração não tem amônia, e é bem menos intensa para os fios. Mas isso não quer dizer que você não deve se preocupar com os cuidados capilares: o tonalizante ainda é um produto químico e quanto mais saudáveis as madeixas durante a transformação, melhor o resultado.

Lembre-se da primeira regrinha de não escurecer muitos tons de uma vez só e escolha uma nuance que esteja um ou dois tons abaixo da sua cor atual para ir fazendo a transição para o cabelo escuro gradualmente. Isso vale tanto para os tonalizantes quanto para as colorações com amônia.

Dica para a aplicação: sempre divida o cabelo em mechas e sature bem cada uma delas com a coloração para não correr o risco de ficar com uma área do cabelo mais escura que a outra. Mesmo que você tenha luzes no cabelo curto é importante ter esse cuidado para alcançar um resultado uniforme.

Nuances sem reflexos são as mais indicadas para escurecer luzes no cabelo

A escolha da cor correta é um dos passos mais importantes na jornada de volta aos cabelos escuros. E na hora de comprar a coloração, as divas devem ficar atentas ao número das nuances na caixinha para não comprar tonalidades com reflexos. O segredo é sempre optar pelas colorações com numeração terminada em zero, o que indica que ela é uma cor sólida, sem nenhum reflexo.

Por exemplo, se você tem luzes no cabelo castanho e quer voltar a ser 100% morena, opte pela coloração 3.0 ou 4.0, que correspondem ao castanho escuro e ao castanho médio em Cor&Ton. Mas por que isso é importante? Bem, nuances com reflexos podem interferir no loiro presente nos seus, formando uma nova tonalidade. Optando pelas cores sólidas você evita que o seu sonho de escurecer as mechas loiros te deixe com novas cores de luzes no cabelo.

Mechas loiras em morenas: em quanto tempo poderei clarear os fios novamente?

Para as divas indecisas, que não cansam de mudar as cor dos fios e temem se arrepender de escurecer as madeixas, o segredo é fazer a transformação com tonalizante. Além de ser menos agressiva, essa coloração não é permanente e sai dos fios gradualmente durante as lavagens.

Cobrir mechas loiras em morenas com coloração castanha permanente significa que, caso você queira voltar a ter luzes no cabelo, terá que fazer uma decapagem para remover os pigmentos artificiais para só então ter fios claros novamente.

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram