Na maquiagem, o contorno é uma técnica muito conhecida, criando um jogo de luz e sombra no rosto para valorizar os pontos certos. Porém, esse mesmo conceito também pode ser aproveitado com os cabelos. Sim, com algumas mechas feitas sob medida, você consegue iluminar o visual e ainda dar destaque aos seus melhores traços. Quer conhecer um pouquinho mais desse clareamento? Confira a matéria do Fique Diva!
As mechas de contorno iluminam o visual de forma discreta
Se a pedida é dar uma iluminada no visual sem fazer uma mudança radical nos cabelos, a técnica das mechas de contorno é a alternativa perfeita. Isso porque as mechas que contornam o rosto, para criar o efeito semelhante à make, não são feitas necessariamente na raiz, ou seja, os fios não ficam marcados e a transformação é mais sutil.
Além disso, você também pode misturar essa técnica com outros métodos, como sombré, babylights e ombré hair, valorizando as mechas que ficarem mais próximas ao seu rosto com o tom adequado para destacar suas feições.
Todas podem fazer as mechas de contorno
Essa técnica de clareamento não é exclusividade das loiras ou das que querem fazer mechas apenas nesse tom. As morenas e negras também conseguem mais luminosidade nos fios e no rosto apostando em tonalidades mais quentes, como caramelo, mel e avelã.
Outra vantagem é que as mechas de contorno são bem democráticas e se adaptam ao formato do seu rosto. Se o seu rosto é redondo e a ideia é criar a ilusão de uma face mais oval, as mechas podem ser feitas a partir da orelha ou do maxilar. Se a intenção é valorizar os olhos, aí pode puxar a cor desde a raiz.
O retoque das mechas de contorno variam de acordo com o crescimento
Como as mechas são feitas de forma mais livre, espalhadas pelo comprimento de acordo com o seu objetivo, o retoque também não tem muito mistério. Já que a raiz não fica marcada, você pode demorar um pouco mais para fazer as mechas novamente.
Como o clareamento valoriza o look e traz pontos de luz no contorno do rosto, é indicado fazer a manutenção das mechas depois de dois a três meses, no máximo. No entanto, esse período varia conforme o crescimento das suas madeixas e com a sua preferência.
Antes e depois de fazer as mechas
Como toda a química, as mechas de contorno também podem agredir as madeixas se os cabelos não estiverem devidamente preparados antes do clareamento. Por isso, faça um tratamento completo para mantê-los mais saudáveis e fortes.
Depois de investir nas mechas, também é muito importante cuidar para que o efeito continue bonito e iluminado. Use produtos específicos para cabelos coloridos e siga um cronograma capilar para deixar sua cor ainda mais radiante e cheia de brilho. Vai arrasar!