Fique Diva - Medo de falar em público? Confira as dicas para ter mais confiança e arrasar!

29/08/2017 / Publicado por Marina Couto

Medo de falar em público? Confira as dicas para ter mais confiança e arrasar!

É normal ficar nervosa na hora de falar em público, mas algumas dicas podem te ajudar a ficar mais confiante

É normal ficar nervosa na hora de falar em público, mas algumas dicas podem te ajudar a ficar mais confiante

Anotar as ideias principais em uma folha de papel é uma forma de não esquecer o que falar na hora da apresentação

Anotar as ideias principais em uma folha de papel é uma forma de não esquecer o que falar na hora da apresentação

Fique atenta à sua forma de falar, se está muito rápida ou muito devagar, e cuidado com a gesticulação em excesso

Fique atenta à sua forma de falar, se está muito rápida ou muito devagar, e cuidado com a gesticulação em excesso

Treinar na frente do espelho é um jeito fácil e descontraído de se sentir mais confiante

Treinar na frente do espelho é um jeito fácil e descontraído de se sentir mais confiante

Se tiver muito medo de falar em público, tente relaxar antes ouvindo uma música favorita ou meditando

Se tiver muito medo de falar em público, tente relaxar antes ouvindo uma música favorita ou meditando

Ficou atrapalhada na hora de falar? Ria de si mesma e aprenda com os seus erros!

Ficou atrapalhada na hora de falar? Ria de si mesma e aprenda com os seus erros!

Para algumas pessoas, falar em público é algo muito natural e simples, seja em uma apresentação da faculdade, em uma reunião de trabalho ou mesmo em conversas com amigos e desconhecidos. Para outras, no entanto, é um verdadeiro pesadelo. O corpo treme, a voz não sai direito e a insegurança vem com tudo. Só que nem tudo está perdido! Com algumas dicas e truques, é possível vencer a timidez, ganhar autoconfiança e se expressar muito bem diante do seu público. Confira!

Monte um roteiro para não se perder nas ideias

Quando se trata de uma apresentação de trabalho, muita gente acredita que precisa estar com as falas todas decoradas na ponta da língua, como uma atriz de televisão. Fica tranquila! A não ser que você tenha facilidade em memorizar as palavras, isso não é necessário.

Em vez disso, escreva suas principais ideias em uma folha de papel e siga como se fosse um roteiro. Assim, ao invés de ficar nervosa, esse guia vai te ajudar a refrescar a memória se aparecer o famoso “branco”.

Cuidado para não falar muito devagar ou rápido demais

Seja você mais tímida ou mais extrovertida, a forma como você se comunica com os outros é muito importante para fazer valer suas ideias. Por isso, é bom ficar atenta ao ritmo da sua fala, já que as palavras ditas muito rapidamente podem sair emboladas e dificultar a compreensão, enquanto a demora em formar frases pode gerar desinteresse no outro. Isso vale até para as ligações telefônicas, em que a outra pessoa não está fisicamente presente.

Outro ponto a se prestar atenção são nos gestos. Tem gente que “fala com as mãos”, gesticulando muito, e isso não é problema nenhum, mas é bom ter cuidado para não espantar a pessoa à sua frente. Se for inevitável, mantenha as mãos em movimento sempre abaixo do seu rosto, para deixar a região mais livre.

Que tal treinar um pouco na frente do espelho?

Se falar em público for um problema muito grande, você pode treinar um pouco na frente do espelho. Parece bobo, mas esse exercício é uma boa pedida não só para avaliar a sua apresentação oral, como também para ver como está a sua postura e expressão facial, além de deixar o clima mais descontraído.

Para te dar mais autoconfiança, a escolha da roupa também influencia. Escolha peças em que você se sinta bonita e confortável, sem ter que se preocupar se alça está no lugar ou se a saia está curta demais. Esses incômodos acabam desviando a atenção e podem te prejudicar. Ah, e não deixe de repetir na frente do espelho: eu sou diva e vou arrasar!

Procure relaxar com música ou técnicas de meditação

Tentou falar na frente do espelho e ficou ainda mais nervosa? Não tem problema, existem outras formas de relaxar. Uma delas é montar uma lista com as suas músicas favoritas, não importa o estilo. Escute a sua playlist sempre que estiver ansiosa, para aliviar a tensão. Cante e dance também, se for ajudar.

A meditação também é uma alternativa para as mais agitadas. A prática, feita em um lugar tranquilo e sem interrupções, acalma o corpo e a mente e ajuda a ter mais concentração. Pode meditar diariamente, para ficar bem zen.

Aprenda com seus erros e não se culpe!

Mesmo que você tenha feito todos os treinos e seguido todas as dicas, nem tudo é perfeito e existe sim o risco de você errar ou se atrapalhar ao falar em público. Qual é o problema? Nenhum, ora! Tire proveito disso e aprenda com seus erros, não se leve tão a sério. A vida é curta demais para isso!

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