A maioria das brasileiras tem o cabelo castanho e muitas apostam na cor para deixar o look mais sofisticado e elegante. Porém, apesar de não parecer, essa tonalidade também demanda cuidados especiais. Se não investir nos tratamentos e produtos certos, você pode ficar com reflexos indesejados ou, pior, com os fios totalmente laranjas. Quer saber o que fazer quando isso acontece? Confira as dicas do Fique Diva!
O cabelo castanho fica laranja por causa do fundo de clareamento
Para pintar os cabelos, seja qual for a cor, é preciso entender um pouco de colorimetria e de fundo de clareamento. Sem esse conhecimento, é provável que você não alcance a tonalidade necessária ou ainda fique com os fios de uma cor totalmente diferente da que imaginou.
Com o castanho acontece a mesma coisa. Quem tem os fios naturalmente dessa cor, em especial castanho claro, tem o fundo de clareamento puxado para o vermelho alaranjado. Quem pinta o cabelo com esse tom também sofre com o problema. Assim, conforme a cor vai desbotando, esses reflexos alaranjados vão aparecendo.
Para tirar o laranja do cabelo castanho, aposte em produtos específicos
O shampoo e o condicionador comuns ajudam a limpar e a desembaraçar os fios, porém, quando se trata de cor, eles podem não cuidar dos fios corretamente. Com isso, as madeixas desbotam mais rápido e os reflexos laranjas aparecem com facilidade. Para isso, invista em produtos voltados para cabelos castanhos ou coloridos, caso essa não seja a sua cor natural.
Isso vale para os finalizadores também. É importante que eles tenham filtro UV na composição, porque os raios solares, junto com a poluição e outros fatores externos, interferem na coloração dos fios, desbotando os pigmentos.
Não se esqueça de hidratar os cabelos castanhos para realçar a cor
Além dos cuidados diários com produtos próprios, é importante reforçar que um tratamento mais profundo vai garantir que a cor dos seus cabelos fique ainda mais radiante e com brilho. Nesse caso, aposte na hidratação para acabar com o aspecto alaranjado dos tons castanhos.
Com a máscara concentrada, você pode aplicar o produto nos cabelos toda a semana. Outra dica bem prática é apostar nas bombas de hidratação para um tratamento mais rápido. As receitas caseiras para hidratar o cabelo também são uma ótima pedida para quem quer cuidar dos fios e ainda economizar uma graninha.
O tonalizante devolve o brilho e a cor dos cabelos castanhos
Se, mesmo assim, os reflexos laranjas ainda estiverem cercando as suas madeixas, o tonalizante é a solução perfeita. Ele deixa o castanho mais uniforme e dá brilho sem danificar os fios, já que não tem amônia.
Porém, como se trata de uma química, não se esqueça dos cuidados pré-coloração, para preparar os fios antes da transformação. Além disso, vale a pena também fazer uma reconstrução capilar após o tonalizante, para manter as madeixas fortes e saudáveis.