Uma dúvida muito comum entre mulheres que têm cabelo oleoso é se o condicionador pode aumentar a produção de óleo no couro cabeludo. Isso faz com que algumas repensem se o uso desse produto é realmente necessário no banho. No entanto, um ponto muito importante que é preciso entender é que oleosidade não representa hidratação, portanto, maxdeixas com raiz oleosa pode ter as pontas bem ressecadas também. Para tirar suas dúvidas, o Fique Diva vai explicar qual é a verdadeira função do item e como ele deve ser usado. Confira!
O jeito certo de usar condicionador na hora do banho
Se você sofre com a oleosidade excessiva, não é preciso parar de usar o condicionador na hora do banho, e sim aprender a usá-lo do jeito certo. Uma das funções desse produto é fechar as cutículas do fio que o shampoo abriu na higienização. Além disso, ele forma uma película protetora ao redor dos cabelos diminuindo o ressecamento e deixando-os mais macios e brilhosos. Portanto, o cosmético não deve ser deixado de lado na hora de lavar suas madeixas.
O condicionador deve ser usado após o shampoo, apenas no comprimento do cabelo, e agir por aproximadamente três minutos. Em seguida é preciso enxaguar bem. Nunca deixe resquícios do condicionador nos cabelos, caso contrário, o fio ficará muito gorduroso, com aspecto pesado e favorecer o surgimento da caspa. Além disso, vale guardar essa informação: nunca aplique o condicionador na raiz, o que pode provocar aumento da oleosidade.
O shampoo para cabelo oleoso deve ser usado duas vezes na semana
O mais importante para quem tem esse tipo de cabelo é usar produtos que ajudam a diminuir a produção de óleo. Nas próximas compras, procure substituir seu shampoo comum por um com função própria para remover o excesso de oleosidade sem ressecar os fios. Além disso, capriche na higienização repetindo o passo 1 (shampoo) duas vezes até sentir uma sensação de limpeza no couro cabeludo. Lembre-se queesfregar o couro com as unhas não é uma boa ideia e pode fazer ferida.
Além disso, você pode recorrer ao shampoo antirresíduos uma vez por mês ou a cada quinze dias. Esse produto é feito para remover qualquer acúmulo de oleosidade e resquícios de outras lavagens. Porém, não é bom usá-lo todos os dias, pois ao retirar o óleo do cabelo, pode fazer com que ele produza mais em resposta - o famoso efeito rebote.
Lave o cabelo em dias intercalados
Se seu cabelo é oleoso e você costuma lavá-lo diariamente, o excesso de oleosidade pode estar sendo provocado por esse hábito. Ficar muito tempo sem higienizar os fios pode aumentar a produção de óleo, porém, enxaguá-lo todos os dias pode ter o mesmo efeito. Por isso, o ideal é intercalar as lavagens dia sim, dia não.