Fique Diva - Meu cabelo não cresce de jeito nenhum, o que eu faço? Dicas para ajudar no crescimento capilar

13/06/2017 / Publicado por Marina Pavan

Meu cabelo não cresce de jeito nenhum, o que eu faço? Dicas para ajudar no crescimento capilar

Os fios crescem em média 1,5 cm por mês

Os fios crescem em média 1,5 cm por mês

Os cabelos cacheados parecem crescer menos por causa do encolhimento natural

Os cabelos cacheados parecem crescer menos por causa do encolhimento natural

É normal que os seus fios cresçam mais devagar no inverno e mais rápido no verão

É normal que os seus fios cresçam mais devagar no inverno e mais rápido no verão

Hormônios alteram o crescimento dos fios, então eles crescem menos durante a sua menstruação

Hormônios alteram o crescimento dos fios, então eles crescem menos durante a sua menstruação

As pontas duplas enfraquecem os fios, que quebram com facilidade e impedem as madeixas de ganharem comprimento

As pontas duplas enfraquecem os fios, que quebram com facilidade e impedem as madeixas de ganharem comprimento

Caso os seus fios realmente não estejam crescendo, procure a ajuda de um médico dermatologista

Caso os seus fios realmente não estejam crescendo, procure a ajuda de um médico dermatologista

Mesmo quem tem cabelos curtos se preocupa com o crescimento dos fios.E muita mulher acredita que as madeixas não crescem de jeito nenhum! Isso raramente é verdade. Normalmente alguns fatores interferem ou escondem o crescimento, como as pontas duplas e o formato dos fios. Se você está na dúvida, o Fique Diva preparou algumas dicas para descobrir se o seu cabelo está te enganando, ou se você precisa procurar um médico especialista.

Descubra se os seus fios realmente não estão crescendo

O cabelo cresce, normalmente entre 1 cm e 1,5 cm por mês. Se o crescimento dos seus fios está nessa média, não se preocupe que está tudo certo. Tire uma foto em um mês e repita isso no mês seguinte para perceber a diferença. Se não quiser esperar tanto tempo, pode medir uma vez por semana onde as madeixas estão batendo no seu colo ou pescoço. Mas sem neuras hein, diva! Esse número é apenas uma média, não é um valor exato.

Na hora de medir, se ligue na forma dos seus cabelos. Se ele for liso, ele cresce para baixo e é mais fácil de ter noção do crescimento. Como os fios cacheados e crespos fazem a curva completa, olhe o tamanho quando estiverem molhados e você terá uma noção melhor do quanto eles cresceram.

Cabelos cacheados parecem naturalmente mais curtos

É normal que as madeixas cacheadas aparentem crescer menos que os fios lisos. Como elas precisam fazer a curva inteira e não crescem para baixo, acontece o encurtamento natural e fica mais difícil de perceber o crescimento dos fios. Então não estranhe se parecer que os seus cabelos crescem menos que os da sua amiga de cabelo liso, é realmente só impressão.

As estações do ano alteram o ritmo de crescimento dos fios

Um fator que influencia no crescimento dos fios é a temperatura. Nos meses mais quentes, o cabelo cresce mais por causa da quantidade de sol e calor, que acelera o metabolismo e causa esse efeito Rapunzel. E o oposto acontece no inverno, os fios crescem mais devagar. Então, se você está aflita porque o seu cabelo está crescendo menos nos meses mais frios, pode relaxar, diva!

É normal cair cabelos se você estiver menstruada

Exatamente o que você leu! Não é só a pele e o corpo que sofrem naqueles dias. No período da menstruação, nós perdemos muito ferro e isso influencia diretamente na saúde dos fios, que caem com muito mais facilidade. Não se assuste se isso acontecer, é um sintoma natural do que o corpo está passando. Além desse problema, a atividade dos hormônios também pode causar mais oleosidade.

Pontas duplas não deixam os cabelos ganharem comprimento

Apesar de muita gente achar o contrário, cabelos com pontas duplas não param de crescer. Os fios, na verdade, ficam muito fracos, quebram com facilidade e isso impede o cabelo de ganhar comprimento. Manter as madeixas hidratadas e bem cuidadas evita o problema e acaba com a impressão de que elas não estão crescendo.

Cuide dos seus fios para eles não quebrarem

Apesar de muitas promessas, produtos não fazem os fios crescerem mais rápido, mas podem ajudá-los a terem mais força. Use shampoos e condicionadores específicos para cabelos quebradiços e que devolvem a força e saúde necessária. Aposte também na massagem no couro cabeludo durante a aplicação do shampoo, pois vai estimular o crescimento capilar.

Se os fios realmente não crescem, procure um especialista

Ok, você olhou todas as razões acima, nenhuma delas é o seu problema e o seu cabelo realmente parou de crescer. Então, procure um médico dermatologista. Isso ocorre por razões genéticas ou por falta de nutrientes no corpo, que devem ser repostos. Em qualquer um dos casos, é muito importante que o profissional indique o melhor tratamento possível para o seu caso.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram