Durante a transição capilar, existe uma fase chamada “scab hair”, que é aquele novo cabelo que começa a nascer de forma meio torta, mais seco e sem definição. Por isso, é muito comum que seus cachos apareçam em formatos diferentes e indefinidos. O melhor que a gente pode fazer nesse momento é se jogar na várias técnicas de texturização. Se você quiser aprender, é só dar uma olhada em cada uma que ensinamos abaixo e seguir o passo a passo direitinho. Confira!
Twist: técnica de estilização para quem já está com 5 dedos de raiz
A técnica twist é um jeito simples, econômico e que não requer muita prática para definir os cabelos crespos. E o melhor de tudo é que você não precisará comprar nenhum acessório extra, pois usará somente seus dedinhos e um bom creme para pentear.
1° passo: separe todo o cabelo em mechas pequenas. A quantidade de fios vai influenciar na espessura dos seus caracóis, portanto, se você preferir cachinhos fechados ou mais abertos, aumente ou diminua o volume.
2° passo: pegue duas mechas, aplique o creme para pentear ou leave-in e enrole uma na outra, como se tivesse fazendo uma trança de duas mechas, da raiz até às pontas. Nas pontinhas, coloque um pouco de óleo vegetal e enrole-a para dentro.
3° passo: deixe secar por, pelo menos, oito horas. Algumas meninas preferem fazer o procedimento antes de dormir e deixar para soltar os enroladinhos ao acordar.
4° passo: depois do tempo de pausa ou pela manhã, você vai fazer o processo inverso em cada mecha, desenrolando e abrindo os cachos que se formaram. Quanto mais abertos, mais naturais eles ficarão.
Texturização com coquinhos para igualar os cachos
Antes de começar o procedimento dos coquinhos, seus cabelos precisam estar limpos, úmidos e desembaraçados, ok? Deixe-os secar um pouco, mas não totalmente. O ideal é que eles continuem mais ou menos com uns 20% de umidade. Se não quiser esperar o processo natural, recorra ao difusor para conseguir o efeito, mas não se esqueça de usar o leave-in para proteger seus fios.
1° passo: com um pente fino, divida todo o cabelo em mechas menores. O tamanho das mechas vai depender de como você deseja que os cachos fiquem depois de soltar o cabelo. As grossas darão cachos largos e as finas menores.
2° passo: escolha uma das mechas, divida-a em duas e torça uma parte na outra, como em um twist.
3° passo: depois enrole o twist em um pequeno coque junto ao couro cabeludo e prenda com um elástico pequeno.
4° passo: repita o passo 3 em todas as mechas que você dividiu.
5° passo: a pausa ideal para os cachos se formarem é de oito horas ou mais. Porém, como o tempo de espera é longo, você pode fazer antes de dormir e tirar no dia seguinte pela manhã. Claro, se não for incômodo para sua noite de sono.
6° passo: depois do tempo de espera, solte cada coquinho cuidadosamente para não quebrar os fios sensíveis e pronto!
3 alternativas para enfrentar os cachos indefinidos nesse período
- Você pode fazer chapinha enquanto espera o cabelo crescer. Não esqueça de redobrar os cuidados, usar um protetor térmico e aumentar a frequência das hidratações.
- Se você vai sair, recorra ao babyliss para cachear a parte que está te dando mais trabalho. Lembre-se de proteger os fios com um leave-in termoativado ou creme para escova e só usar a ferramenta quando o cabelo estiver totalmente seco.
- Penteados diversos também ajudam a aguentar o período de transição. Aposte na sua criatividade e prenda as madeixas de diferentes formas.
- Para tornar parte desse período menos trabalhoso e doloroso, uma das alternativas é usar as famosas box braids (ou trança nagô). Elas são feitas com material sintético, não pesam e nem estragam os fios e ainda garantem um visual mega estiloso.