Fique Diva - Minha filha está com piolho, o que fazer? Dicas e receitas caseiras para acabar com o problema

25/07/2018 / Publicado por Marina Couto

Minha filha está com piolho, o que fazer? Dicas e receitas caseiras para acabar com o problema

Ter piolho é muito comum em crianças com idade escolar, que afeta todo mundo da família

Ter piolho é muito comum em crianças com idade escolar, que afeta todo mundo da família

Se você tem filhos em idade escolar, é possível que já tenha se deparado com piolhos em algum momento. A infestação nos cabelos é muito comum em crianças nessa faixa etária, sendo transmitida entre os coleguinhas de classe e passando para os membros da família - inclusive você! Por isso, se você está nessa situação e não sabe o que fazer, fique ligadinha nas dicas do Fique Diva para exterminar os parasitas!

Piolho não significa falta de higiene e nem falta de cuidados

É bom reforçar esse ponto! Ao contrário do que muita gente pensa, ter piolho não tem a nada a ver com cabelos sujos ou falta de higiene. Por mais que você cuide direitinho das suas madeixas e dos seus filhos, as crianças ficam expostas à infestação de piolhos e lêndeas, principalmente se elas já estão na escola e convivem com outras crianças.

Além disso, quando as temperaturas estão frias, é comum passar mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a transmissão do piolho tanto para os pequenos como pais e responsáveis. Por isso, se você percebeu que sua filha está com piolho, é bom comunicar aos professores e à direção da escola para controlar a infestação.

O pente fino ajuda a remover piolhos e lêndeas

Para cuidar corretamente dos piolhos e das lêndeas, a melhor pedida é consultar um pediatra ou um dermatologista. Hoje em dia, existem diferentes tipos de remédios para combater esses bichinhos, mas alguns podem ser tóxicos demais para as crianças. Por isso, não tome nada sem a recomendação de um profissional capacitado, ok?

Tem mais: os remédios ajudam bastante, mas vale a pena também usar um pente fino nas fases mais críticas para retirar os piolhos mais resistentes. Faça isso em todas as lavagens e com cuidados, para não machucar o couro cabeludo.

O vinagre é uma alternativa natural para acabar com os piolhos

Para quem busca uma solução mais natural e barata, o vinagre é muito funcional no combate aos terríveis piolhos. Basta misturar duas colheres de sopa do produto em um litro de água e aplicar em todo o cabelo. Massageie bem o couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos, envolvendo os fios com uma touca.

É importante que toda a família faça a receita caseira para o tratamento ter mais efeito. Mas fica a dica: como os piolhos dão muita coceira e provocam descamações na raiz, fique longe do vinagre se estiver como o couro cabeludo sensibilizado.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram