Não tem nada mais chato do que cuidar das unhas, deixá-las crescer e, no fim das contas, elas quebrarem - e sempre no mesmo lugar. Ninguém merece, não é mesmo? Mas, para fortalecer as unhas fragilizadas, o segredo não é só ficar de olho no esmalte que você está usando. Tem que tomar alguns cuidados até mesmo com a alimentação, que pode influenciar na quebra. Saiba mais aqui no Fique Diva!
Invista em alimentos nutritivos e beba bastante água
O primeiro passo para manter as unhas bonitas e fortes é se alimentar corretamente. Isso não significa que você tenha que fazer uma dieta restritiva, mas é importante incluir na sua rotina alimentos que sejam mais saudáveis e cheios de nutrientes, se a intenção é evitar a quebra das unhas.
Agrião, couve, brócolis e cenoura são algumas opções ricas em vitamina A e ferro, que você pode e deve comer com mais frequência. Outra dica é beber bastante água, para deixar o corpo hidratado. Se você é daquelas que sempre esquece de beber água durante o dia, considere ter uma garrafinha cheia sempre por perto.
Evite tirar a cutícula das unhas e use base fortalecedora
Por conta das substâncias químicas presentes no esmalte, nunca é recomendado usá-lo diretamente na unha. Por isso, ao usar uma base para proteger a região, aposte na versão fortalecedora, que vai dar uma forcinha extra para as unhas crescerem sem quebrar.
Além disso, também vale lembrar que você não precisa tirar a cutícula na hora de fazer as unhas. Pelo contrário, elas deixam as unhas mais fortes e ainda mantêm possíveis infecções bem longe dos seus dedos. O segredo é que elas fiquem sempre hidratadas com um bom creme, para evitar que as peles ao redor da unha fiquem secas e evidentes.
Não use as unhas para abrir embalagens ou tirar esmalte
Na falta de uma tesoura ou faca para abrir algum pacote, você é daquelas que mete logo a unha? Ou então não pode ver um esmalte descascando que já começa cutucar para tirá-lo? Pois saiba que esse é um hábito que pode impedir as suas unhas de crescerem com mais força.
Por mais que pareçam inofensivas, essas ações desgastam a proteção das unhas e por isso elas ficam mais sensíveis e fracas. Tem mais: colocar a mão na boca toda hora também é um péssimo hábito para quem quer unhas grandes e fortes.