Sabe aquela história de que negras não combinam com cabelos loiros? Esquece! Elas podem, sim, apostar nos fios mais claros. Porém, antes de aderir ao visual, é preciso saber se as suas madeixas estão preparadas para a nova cor. Além disso, os cuidados após a coloração precisam ser reforçados para garantir um tom vibrante e com brilho. Confira as dicas do Fique Diva!
Faça o teste de mecha e proteja as madeixas ao descolorir os fios
Para as negras que tem os cabelos naturalmente escuros, é necessário descolorir para chegar ao tom desejado. No entanto, a descoloração é uma técnica muito agressiva, que pode ressecar demais as madeixas. Dependendo do estado do seu fio, os danos podem ser ainda maiores. Por isso, é importante fazer um teste de mecha para avaliar se você pode investir na coloração.
Se estiver tudo ok, a dica é proteger os cabelos com óleo vegetal no dia do procedimento. Além de blindar os fios, o produto ajuda a combater aquele efeito espigado pós-química, muito comum no clareamento. Não precisa exagerar na quantidade, mas é importante não deixar nenhum fio de fora, aplicando da raiz às pontas. E também não precisa enxaguar.
Em qual tom de loiro posso investir?
O contraste entre a pele negra e os fios loiros é grande, então, se você faz a linha mais discreta, vale a pena investir nos tons mais quentes. Mel ou tonalidades puxadas para o dourado ou bege esquentam o look e deixam o visual muito elegante. Se preferir começar devagar, aposte nas mechas ou no ombré hair.
Já se a pedida é ousar, vá de platinado. Os fios claríssimos, quase brancos, ficam perfeitos nas meninas cheias de atitude que querem um visual poderoso. Como as mulheres negras costumam ter o tom de base bem mais escuro, fica a dica de ouro: aposte no platinado com a raiz mais escura. A principal vantagem é que o tempo de retoque é bem maior e a tendência está super em alta!
Faça uma reconstrução com queratina líquida após a coloração
Agora que você é a mais nova loira do pedaço, não vai deixar os cuidados de lado, não é mesmo? Essa manutenção é muito importante para que os seus fios claros fiquem macios, com a cor mais radiante - sem amarelar - e cheios de brilho. Mantenha as hidratações semanais sempre em dia e dê uma forcinha no tratamento colocando um pouquinho de óleo vegetal na sua máscara concentrada.
Para quem passou pela descoloração, a reconstrução também é muito importante. O processo, feito com queratina líquida, vai devolver a proteína dos fios, fortalecendo os cabelos de dentro para fora. A frequência ideal do tratamento é uma vez por semana, para não enrijecer as madeixas.