O contorno é uma técnica que dá mais definição ao rosto e deixa a maquiagem mais elaborada. Se você está começando a se aventurar nesse estilo ou se já é expert, deve ter percebido que existem muitos jeitos de definir os ângulos da face. Fazer o contorno antes ou depois da base faz o resultado final ser diferente. Quer aprender mais sobre essa técnica? A gente vai te explicar.
Contorno antes da base pode ser mais natural
Usar produtos em creme só antes da base para fazer o contorno fazem a definição ficar um pouco mais natural. Não entendeu por quê? Como você passa os produtos por baixo, a base que você aplicar em cima vai deixar o efeito mais suave, parecendo que pertence à sua pele. Mas, para fazer essa técnica, é preciso usar o produto mais escuro nas áreas que você quer afundar e o mais claro onde precisa levantar.
Use o contorno em cima da base para ter mais controle
Apesar de o efeito ficar mais destacado, fazer o contorno por cima da base te dá mais noção do que você está fazendo. Como não vai nada por cima, dá para saber exatamente onde está passando o produto e nada vai disfarçar o efeito dele. Apesar de ter essa vantagem da precisão, se você exagerar, é mais difícil de consertar depois.
Misture as duas técnicas para fazer um super contorno
Se você não está nem aí para o efeito natural e quer mesmo ficar igual as fotos que vê no Instagram, dá para juntar as duas técnicas e fazer um contorno poderoso. Faça um pré-contorno e intensifique depois de passar a base. Isso vai fazer os formatos ficarem mais precisos e a definição durar mais tempo.
Saiba os melhores produtos para fazer o contorno
Na hora de fazer o contorno, é importante escolher os produtos certos para o efeito não ficar falso demais. Cuidado principalmente com os tons. Se você escolher fazer o processo por baixo da base, é mais difícil de errar, já que uma camada da cor da sua pele vai ser colocada por cima. Dá para usar até corretivos dois ou três tons acima e dois tons abaixo para fazer o jogo de luz e sombra.
Por cima da base é um pouco mais difícil, já que ele fica mais aparente. O ideal é escolher os tons mais acinzentados, que imitam a cor natural, apesar de você conseguir o mesmo efeito com bronzer. Se for optar pelos produtos cremosos, escolha os que espalham fácil para não tirar a sua base do lugar. Se decidir pelos pós, prefira os que não são muito pigmentados, para poder construir camadas, isso te dá menos chance de errar.