Ter ou não ter frizz, eis a questão. Mas, no caso dos cabelos cacheados e crespos, essa não é bem uma escolha. É que o frizz faz parte de quem tem fios do tipo 3 e 4, mas ele pode ficar mais ou menos evidente, dependendo de algumas atitudes. Confira as dicas que o Fique Diva separou para você saber como lidar com o frizz e usá-lo a seu favor.
O frizz ajuda a dar mais volume aos cachos
Se você é do time das cacheadas e crespas que adoram um volumão, então o frizz vai ser o seu melhor amigo. É que os fios arrepiadinhos causam a impressão de madeixas ainda mais volumosas, o que é perfeito para quem não tem muita paciência para finalizações mais elaboradas.
E vale lembrar que o frizz não é sinônimo de cabelos mal cuidados. Geralmente, as cacheadas e crespas possuem muito frizz por conta do ressecamento natural dos fios, mas isso não significa que eles não estão hidratados. Significa que é uma característica dos cachos e o importante é saber usá-lo a seu favor.
Produtos mais leves deixam os cachos menos definidos
Outra dica para aproveitar o frizz e incorporá-lo na sua rotina é ficar atenta aos produtos que você usa. Sim, os cachos precisam de mais nutrição e é importante deixá-los bem hidratados, mas reserve esses cremes mais potentes na hora dos tratamentos mais intensos.
No dia a dia, você pode usar produtos mais leves e com pouco óleo, para deixar os cachos mais leves e menos definidos. Além disso, diminua a quantidade de creme e aposte na gelatina para manter os cachos por mais tempo.
Evite ficar passando a mão no cabelo toda hora
Já se você é cacheada ou crespa, mas prefere um volume mais controlado e muita definição, não tem problema. Nesse caso, é importante evitar alguns hábitos que, às vezes, são tão automáticos que fazemos sem perceber.
Sabe aquela mania de mexer nos cabelos a todo momento? Pois então, é justamente isso que faz o frizz ficar mais evidente. Depois de finalizar, não passe a mão no cabelo até eles secarem completamente. Assim você evita desmanchar os cachinhos e mantém os arrepiados no lugar.