A cutícula do nosso cabelo é responsável por protegê-lo dos danos causados pelos famosos agentes externos, como os raios solares, ar seco, poluição, entre outros. Quando os fios estão ressecados e enfraquecidos, o que pode ser causado tanto por esses fatores como pelo uso de químicas, secador e chapinha, as escamas se fragmentam e formam as terríveis pontas duplas. Nesse caso, não é preciso se desesperar! Com tratamentos específicos para melhorar a condição das madeixas é possível prevenir e reverter essa situação.
Hidratação ajuda a salvar pontas duplas antes da tesoura
Já sabemos que ponta dupla é um sinal de ressecamento nos fios. Apesar de muita gente achar que a única solução é a tesoura, saiba que o primeiro passo é começar a hidratá-los semanalmente. Não adianta ficar com preguiça! Reserve um dia da semana para fazer a higienização com shampoo sem sal, condicionador e máscara concentrada específica para o seu tipo de cabelo. Aos poucos, você vai percebendo que sua madeixa vai recuperar o brilho e, principalmente, o aspecto saudável sem as pontas espigadas. Para deixar o tratamento muito mais poderoso, é só misturar de três a quatro gotas de óleo de argan em seu creme.
Se a hidratação não for o suficiente, intercale o tratamento com a cauterização
Se as pontas duplas persistirem depois da hidratação, está na hora de investir em um procedimento mais radical. Intercalar a reposição da água com a cauterização capilar é o ideal nesses casos. Tudo o que você vai precisar é de uma queratina líquida e de uma boa máscara capilar concentrada.
A queratina líquida vai repor a proteína perdida durante os processo químicos, além de reparar os danos da fibra capilar. Depois de lavar os fios duas vezes com shampoo, borrife o produto no comprimento e nas pontas e deixe agir por 10 minutos. Sem enxaguar, aplique a máscara concentrada específica para o seu cabelo e espere três minutos. Pronto!
Tenha sempre um silicone reparador ou óleo capilar na estante!
O silicone tem como principal função selar a extremidade do cabelo e melhorar o aspecto espigadinho das pontas causado pelo ressecamento. Ele deve ser aplicado principalmente depois da escova ou chapinha. Já o óleo argan, que também ajuda a selar as pontinhas, é capaz de hidratar e dar brilho aos fios graças aos princípios ativos como vitaminas A, D e E, sais minerais e ômegas, que ainda ajudam a proteger contra raios solares e poluição trazida nos ventos. Escolha o seu preferido e leve-o sempre com você.