Hoje em dia é muito fácil ter os cabelos lisos que você sempre sonhou. Com tantos tipos de alisamento, basta escolher o que melhor se adequa ao seu tipo de fio e pronto, visual novo! Porém, é importante colocar na balança se você vai ter paciência para tomar todos os cuidados que as madeixas pós-química exigem. Listamos os pontos fundamentais que você deve levar em conta antes de fazer essa escolha. Confira e reflita!
As hidratações capilares precisam ser redobradas!
Ao apostar no alisamento, seus cabelos receberão uma química mais forte do que estão acostumados com a coloração, por isso, precisarão de cuidados redobrados. A começar pelas hidratações, que devem passar de semanais para duas vezes por semana.
Os óleos finalizadores também vão ser seus melhores amigos, ajudando a proteger os fios da umidade e dos raios solares, além de hidratar e garantir brilho extra às suas novas madeixas. Quer uma sugestão? O óleo de argan tem uma fórmula rica em vitaminas A, D e E, sais minerais e ômegas, o que faz seu poder de hidratação ser superior aos outros óleos.
Se você está disposta a cuidar dos cabelos para manter o visual, o ideal é montar um cronograma capilar dividido em três etapas de tratamentos semanais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada fase terá uma função fundamental para deixar seus cabelos saudáveis e deve ser avaliada de acordo com o estado e a necessidade dos seus fios.
Retoque de raiz e comprimento: o tempo varia de acordo com o alisamento
A escova definitiva requer menos retoques do que a progressiva, mas isso não quer dizer que você está livre da manutenção. A raiz precisará ser alisada conforme o crescimento, que pode ser a cada seis meses. Já as escovas progressivas e inteligentes, que não possuem o efeito permanente, você precisará refazer a cada três meses todo o comprimento dos fios, se quiser o efeito superliso novamente.
Colorir os cabelos? Só depois do alisamento!
Se você pretende mudar a cor dos cabelos, espere mais um pouquinho: o ideal é fazer a coloração depois da progressiva, pois a química usada em alisamentos costuma dar uma pequena alterada na tonalidade dos fios, deixando-os desbotados ou até avermelhados, no caso dos castanhos.