Fique Diva - O que é detox capilar? Saiba os benefícios do tratamento para o cabelo oleoso

13/09/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

O que é detox capilar? Saiba os benefícios do tratamento para o cabelo oleoso

Saiba o que é o detox capilar, para que serve e quais os benefícios para o cabelo oleoso (Foto: Instagram @mary___ola)

Saiba o que é o detox capilar, para que serve e quais os benefícios para o cabelo oleoso (Foto: Instagram @mary___ola)

Um dos principais benefícios do detox capilar é controlar a oleosidade da raiz sem ressecar as pontas (Foto: Instagram @miniinaaz)

Um dos principais benefícios do detox capilar é controlar a oleosidade da raiz sem ressecar as pontas (Foto: Instagram @miniinaaz)

O detox capilar devolve o movimento e o brilho para o cabelo oleoso (Foto: Instagram @mzbiancarenee)

O detox capilar devolve o movimento e o brilho para o cabelo oleoso (Foto: Instagram @mzbiancarenee)

Você sabe o que é detox capilar? Esse tratamento ficou bastante popular recentemente e se tornou obrigatório na rotina de quem tem o cabelo oleoso! A sua principal função é fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo para remover os resíduos que causam a oleosidade e deixam as madeixas pesadas e sem vida. E não faltam benefícios para os cabelos: mais leveza, brilho e movimento são só alguns exemplos. Vem com a gente saber mais sobre esse tratamento e as vantagens de incluí-lo na sua rotina de cuidados capilares!

O que é detox capilar: entenda para que serve e como é feito o tratamento

O nome já diz tudo: o detox capilar é o tratamento responsável por “desintoxicar” o couro cabeludo, removendo qualquer resíduo de oleosidade, produtos, poluição e impurezas em geral. Por isso, ele é muito indicado para quem tem cabelo oleoso ou misto e precisa de uma limpeza mais profunda para controlar a produção de óleo na raiz.

Mas como fazer o detox capilar? O tratamento pode ser feito em casa, com os produtos que todo mundo conhece: shampoo, condicionador, máscara de tratamento e finalizador. A única diferença é que os produtos com essa finalidade têm ativos purificantes e antioxidantes na composição, como o chá verde e o limão, que fazem essa limpeza profunda, auxiliam no controle da oleosidade e tratam as madeixas sem pesar.

O detox capilar controla a oleosidade da raiz sem ressecar as pontas

Um dos principais benefícios do detox capilar para quem tem cabelo oleoso é que ele purifica a raiz e controla a produção de óleo sem ressecar as pontas. Esse equilíbrio é fundamental para a saúde do cabelo, já que as pontas normalmente não recebem todo o óleo que é produzido no couro cabeludo - especialmente em cabelos ondulados, cacheados e crespos -, podendo ficar secas e quebradiças, formando as pontas duplas.

Mas para purificar sem ressecar é importante fazer o tratamento completo, incluindo a hidratação capilar com uma máscara detox, para devolver umidade para os fios após a lavagem, ok, diva? Outra dica é finalizar o seu ritual de detox capilar caseiro com um reparador de pontas para garantir ainda mais hidratação e proteção para as extremidades dos fios.

O tratamento purificante deixa os cabelos mais leves e com brilho

O excesso de oleosidade no couro cabeludo deixa os fios pesados, sem movimento e até mesmo opacos, como se os cabelos estivessem sujos. Com o detox capilar esse problema é eliminado logo após o tratamento, pois a purificação do couro cabelo e remoção do excesso de óleo devolve a leveza e a luminosidade natural das madeixas. O detox também pode ser a solução para as divas que sofrem com a falta de volume porque os fios estão sempre “colados” na raiz ou com cabelos sem vida logo após a lavagem com o shampoo tradicional.  

Os cabelos absorvem melhor os tratamentos após o detox capilar

O excesso de oleosidade - bem como o acúmulo de resíduos e impurezas - nos fios de cabelo podem atrapalhar a absorção dos nutrientes dos produtos de tratamento. Quando os fios estão sobrecarregados, é comum ter a impressão de que as suas hidratações, nutrições e reconstruções não estão tendo efeito. Nesse caso, o detox capilar também pode ser um aliado: como faz uma limpeza profunda e purifica as madeixas, ele facilita a absorção dos nutrientes das máscaras e cremes.

Fazer detox capilar pode auxiliar no crescimento do cabelo

Você sabia que o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode atrapalhar o crescimento capilar? Isso acontece porque o acúmulo de óleo na raiz dos fios pode obstruir os poros e causar irritação no bulbo capilar, o que atrapalha o crescimento do cabelo. A purificação que o detox capilar promove no couro cabeludo evita esse problema, mantendo a região livre de impurezas para que os cabelos possam crescer de forma saudável. 

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram