Quem já tentou descolorir o cabelo sozinha em casa já deve ter passado por alguns perrengues. O procedimento químico pode deixar os fios amarelos, vermelhos ou até mesmo laranjas, dependendo do fundo de clareamento de cada pessoa. Quando o resultado são esses reflexos indesejados é necessário neutralizar as madeixas para alcançar o tom correto.
Como neutralizar o cabelo da forma correta?
A colorimetria é a ciência que estuda as cores e ela que serve de base para qualquer mudança de cor no cabelo. Nela existe a Estrela de Oswald, que mostra as cores primárias e secundárias e como elas se neutralizam entre si. E partir daí fica mais fácil entender qual coloração usar quando seus fios ficam com reflexos indesejados.
Para exemplificar: o azul neutraliza o laranja e vice-versa, o vermelho neutraliza o verde e vice-versa e o violeta neutraliza o amarelo e vice-versa. Neste último exemplo fica mais fácil de entender porque as loiras usam shampoo roxo para tirar o amarelado tão comuns nos fios claros.
Para neutralizar o cabelo da forma correta o mais importante é olhar a numeração da caixinha da coloração, pois os reflexos que são responsáveis pela neutralização das cores que deram errado. Lembrando que os reflexos são sempre os números que vem após o ponto (Ex:5.3 Castanho Claro Dourado ).
Consigo neutralizar meu cabelo em casa?
Se você já tem experiência em pintar o cabelo em casa e entende de colorimetria capilar, sim, é super possível fazer a neutralização em casa. Basta escolher a coloração com o reflexo da cor oposta ao que você quer neutralizar e aplicar no cabelo.
Exemplo: você tem o cabelo castanho claro que está cheio de reflexos avermelhados, o ideal é escolher um 6.7, de Cor&Ton, para neutralizar o vermelho dos fios.