Fique Diva - O que é queratina? Saiba qual a função do ingrediente e como usar no cabelo

02/05/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

O que é queratina? Saiba qual a função do ingrediente e como usar no cabelo

A queratina é uma proteína essencial para a saúde do cabelo. Saiba mais sobre esse nutriente! (Foto: Instagram @maria_perezxox)

A queratina é uma proteína essencial para a saúde do cabelo. Saiba mais sobre esse nutriente! (Foto: Instagram @maria_perezxox)

A função da queratina é proteger, dar força e maleabilidade ao cabelo (Foto: Instagram @maria_perezxox)

A função da queratina é proteger, dar força e maleabilidade ao cabelo (Foto: Instagram @maria_perezxox)

Um dos benefícios da queratina para o cabelo é o fortalecimento, controle da quebra e maciez (Foto: Instagram @maria_perezxox)

Um dos benefícios da queratina para o cabelo é o fortalecimento, controle da quebra e maciez (Foto: Instagram @maria_perezxox)

A queratina é uma proteína essencial para a saúde do cabelo. Ela faz parte da composição da fibra capilar, ou seja, é parte da estrutura dos fios. Mas as madeixas podem perder esse nutriente quando são expostas a algum tipo de agressão. Por isso, produtos para cabelo ricos em queratina fazem sucesso no universo da beleza.

Então, nada melhor do que saber tudo sobre esse nutriente que também é ingrediente dos seus produtinhos, né, diva? Veja para que serve a queratina, seus benefícios e como usar no cabelo!

O que é queratina? Entenda a importância do ingrediente para o cabelo

A queratina é uma proteína rica em aminoácidos que representa 90% dos fios de cabelo e também está presente em outras partes do corpo, como as unhas. Ela tem a função de proteger e manter os cabelos íntegros e sedosos. Nos produtos de cabelo, a queratina é um ingrediente que fortalece os fios e confere maleabilidade e brilho.

Os cabelos precisam de queratina para se manterem saudáveis, uma vez que a deficiência desse nutriente nos fios pode deixá-los fracos, quebradiços, ásperos e sem vida.

Benefícios da queratina para o cabelo: nutriente fortalece e protege os fios

Os benefícios da queratina para o cabelo são diversos e podem variar de acordo com as características dos seus fios. Mas entre os seus principais benefícios estão o fortalecimento do cabelo, devolução do brilho e da maciez, além de redução do frizz.

Além disso, a queratina tem ação reconstrutora nos cabelos danificados e auxilia no controle da quebra e na redução de pontas duplas. Para madeixas que passaram por algum processo químico que deixou o cabelo ralo, tratamentos com queratina podem ajudar a encorpar os fios novamente.

Como saber se o cabelo precisa de queratina?

Os tratamentos e produtos à base de queratina são bastante indicados para pessoas com cabelos danificados. Isso porque, quando os fios passam por alguma agressão, eles tendem a perder queratina e como resultado ficam desprotegidos, podendo também ficar enfraquecidos, ressecados, entre outros danos.

Ou seja, sentiu que seu cabelo está muito quebradiço, com toque áspero, opaco e sem vida? Pode ser um bom momento para usar queratina, diva. Especialmente se você já tiver tentado outros tratamentos e não tenha obtido resultado - aquela famosa sensação de que a hidratação não está funcionando mais.

E como evitar que as madeixas percam queratina? Bem, isso não é 100% possível já que até os raios ultravioleta agridem o cabelo e causam perda de nutrientes. Porém, você pode reduzir os danos, evitando usar chapinha e químicas em excesso, não lavando os cabelos com água quente e mantendo os cuidados capilares em dia, com pelo menos uma hidratação por semana.

Como aplicar a queratina no cabelo: dicas para a rotina de cuidados capilares

Existem duas formas de aplicar queratina no cabelo em casa: a primeira é aplicando queratina líquida diretamente sobre os fios. A segunda é fazendo uma reconstrução capilar com produtos que tenham a queratina como principal ativo da fórmula.

O passo a passo de aplicação da queratina líquida no cabelo é bem simples. Você só vai precisar da Queratina Líquida Reparação Intensiva, de Niely Gold, e uma máscara de tratamento da sua preferência. Borrife a queratina nos fios lavados, úmidos e dividido em mechas, e aguarde 10 minutos. Na sequência, aplique a máscara de tratamento (sem enxaguar a queratina!) e aguarde mais três minutos.

Depois, é só enxaguar, aplicar o condicionador, enxaguar novamente e finalizar com o seu creme para pentear o favorito. Já a reconstrução capilar segue aquele passo a passo que você já conhece, diva: lavar, condicionar, tratar e finalizar. Para não te deixar na mão sem nenhuma dica de produto, a gente indica a linha Reconstrução Potente que é enriquecida com MAXQueratina-V e tem tudo que você precisa: shampoo, condicionador, máscara e creme para pentear.

Dica extra: frequência de uso da queratina no cabelo deve ser equilibrada

Sim, a queratina é essencial para o cabelo e traz muitos benefícios para os fios. Mas isso não significa que ela deve ser usada em excesso. O ditado “tudo que é demais faz mal” se aplica totalmente nesse caso: aplicar muita queratina no cabelo e com mais frequência que o necessário pode deixá-lo rígido. 

A frequência indicada para fazer tratamentos reconstrutores e ricos em queratina é de uma vez a cada 15 dias ou uma vez por semana, caso suas madeixas estejam bem danificadas. Caso contrário, você pode esperar até mais tempo e fazer só um tratamento com queratina por mês. Então, aplique dicas na hora de montar o seu cronograma capilar e nada de exageros, ok, diva?

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram