Fique Diva - O que é reconstrução capilar? Saiba para que serve o tratamento no cabelo

23/06/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

O que é reconstrução capilar? Saiba para que serve o tratamento no cabelo

A reconstrução capilar é um dos tratamentos do cronograma capilar

A reconstrução capilar é um dos tratamentos do cronograma capilar

A reconstrução capilar é perfeita para salvar cabelos que estão extremamente danificados

A reconstrução capilar é perfeita para salvar cabelos que estão extremamente danificados

Os fios descoloridos necessitam passar pela reconstrução para recuperar as proteínas perdidas durante a descoloração

Os fios descoloridos necessitam passar pela reconstrução para recuperar as proteínas perdidas durante a descoloração

A queratina líquida ajuda a recuperar a massa capilar perdida dos fios

A queratina líquida ajuda a recuperar a massa capilar perdida dos fios

Tudo o que você precisa é de uma máscara reconstrutora ou uma queratina líquida

Tudo o que você precisa é de uma máscara reconstrutora ou uma queratina líquida

Se você está em transição capilar, a reconstrução capilar também pode ser feita

Se você está em transição capilar, a reconstrução capilar também pode ser feita

Você sabe o que é reconstrução capilar, diva? Você provavelmente já ouviu falar desse tratamento e dos outros dois que compõem o cronograma capilar: a hidratação e a nutrição. Cada um deles possui uma função na hora de tratar das suas madeixas, mas a reconstrução é o tratamento que ainda gera muita dúvida.

Afinal de contas, para que serve a reconstrução capilar? E como saber que seus fios precisam desse tratamento? Para tirar suas principais dúvidas sobre essa etapa do cronograma, contamos tudo sobre a reconstrução, como fazer e que produtos usar. Vem com a gente, diva!

O que é reconstrução capilar? Entenda a função do tratamento

No cronograma capilar, cada etapa tem uma função. A hidratação devolve água e confere maciez aos fios, a nutrição devolve os óleos e confere sedosidade e brilho. E a reconstrução capilar? Ela devolve proteínas, nutrientes que estruturam os fios, são responsáveis por devolver força e auxiliam na reparação de danos.

Ou seja, em resumo, a reconstrução capilar é um tratamento restaurador, muito indicado para recuperar cabelos danificados e também para a manutenção dos fios. A frequência de reconstruções no cronograma capilar depende da saúde de cada cabelo, mas não é indicado fazer o tratamento mais de uma vez a cada 15 dias para não sobrecarregar os fios com as proteínas.

Como saber se meu cabelo precisa de reconstrução capilar?

Já que a reconstrução capilar não pode ser feita com muita frequência, é essencial saber identificar quando suas madeixas precisam do tratamento. Geralmente, quando o cabelo está quebradiço, sem vida, poroso ou embaraçando com muita facilidade são alguns sinais de que é hora de fazer reconstrução.

Os fios que possuem química, principalmente os descoloridos, precisam muito da reconstrução. Afinal, os processos químicos acabam desgastando muito as madeixas, deixando-as mais porosas, ressecadas e elásticas. Além de coloração e descoloração, cabelos alisados ou que são modelados com chapinha frequentemente também precisam desse tratamento para repor os nutrientes removidos pelo excesso de temperatura.

Cauterização X Reconstrução: qual a diferença entre os tratamentos

Muito diferente do que a maioria pensa, a reconstrução e a cauterização não são tratamentos iguais. A cauterização possui o mesmo passo a passo que uma reconstrução normal, mas ela precisa de alguma ferramenta de calor para selar o fio. Já a reconstrução pode ser feita até mesmo somente com uma máscara concentrada reconstrutora.

Qual a melhor máscara de reconstrução? Veja dicas de produtos

Agora que você já aprendeu o que é reconstrução capilar e a identificar quando suas madeixas precisam do tratamento, que tal algumas dicas de produtos para usar no seu cronograma? A reconstrução pode ser feita com uma máscara de reconstrução ou com máscara e queratina líquida.

Mas por que a queratina? A queratina líquida é uma proteína que ajuda a recuperar a massa capilar perdida, fazendo seu cabelo ficar mais forte e resistente. A reconstrução capilar com queratina líquida restaura fios extremamente danificados, principalmente aqueles que passaram por algum tratamento químico muito agressivo, como a descoloração, por exemplo. Esse tratamento é essencial no cronograma capilar, mas é preciso estar atenta ao passo a passo de aplicação e a frequência com que você faz o processo.

Quanto aos produtos, a nossa dica de diva é a linha Reconstrução Potente de Niely Gold, que conta com shampoo, condicionador, creme de pentear, máscara de reconstrução e uma queratina líquida para um tratamento super completo. Todos os produtos têm MAXQueratina-V e extrato de bambu na fórmula para restaurar e dar maciez aos fios.

A reconstrução pode ser feita até mesmo durante a transição capilar

Quando você está passando pela transição capilar, vai notar que as madeixas ficam mais enfraquecidas durante o período, o que é normal. Por isso, é recomendado que as reconstruções sejam feitas a cada 15 dias, caso suas madeixas estejam bem frágeis e precisando de um tratamento mais profundo. Você vai arrasar, diva!

Publicada em: 22/11/2017

Atualizada em: 23/06/2022

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram