Seja pintado ou natural, o loiro tende a desbotar ou a ficar mais amarelado com a falta de cuidados. E não é só isso: até mesmo alguns hábitos do dia a dia, que parecem inofensivos, podem interferir no tom das suas madeixas. Se você prefere um loiro mais acinzentado e não sabe o que fazer para cuidar dos cabelos, confira as dicas que o Fique Diva separou para você.
Não pode deixar de matizar os cabelos loiros
Para quem não curte o efeito amarelado que os cabelos loiros costumam ficar, a dica é usar alguns produtos específicos. Entre eles, o shampoo roxo e a máscara de mesmo tom, para matizar os cabelos e neutralizar o amarelo dos fios.
Antes de aplicar os produtos, no entanto, é necessário fazer a prova de toque, assim como na coloração. Essa medida vai prevenir futuras irritações e alergias, por isso não pule essa etapa! Além do mais, é preciso respeitar o tempo que é indicado na embalagem, pois o produto em excesso pode manchar as madeixas. Faça o tratamento uma vez por semana, combinado?
Produtos com filtro UV precisam fazer parte da rotina das loiras
Na praia ou mesmo em uma inocente ida à rua, o sol pode danificar os cabelos se eles não estiverem devidamente protegidos. Se combinado à mar ou à piscina, então, o amarelamento dos fios é certo.
Nesse caso, o uso de finalizadores que protegem contra os raios solares é indispensável para quem quer manter o tom claro dos fios. Na hora de pegar um bronze, aposte também em um chapéu ou em um boné para garantir a proteção extra. Assim, você não só evita que os fios amarelem como também previne o ressecamento.
Cuidado com as receitas caseiras e produtos coloridos artificialmente
Sim, as receitas caseiras são um jeito mais barato de cuidar dos cabelos e funcionam bastante em diferentes situações. O problema é que nem todas as misturas são indicadas para cabelos loiros, por conta da pigmentação dos produtos.
Antes de testar qualquer receita nos seus fios, pesquise e verifique se ela não vai manchar os cabelos. Se você conhece alguém que já tenha experimentado, melhor ainda. O mesmo cuidado serve para cremes, óleos e produtos muito coloridos - a não ser que essa seja sua intenção. Se não for, prefira sempre os transparentes ou mais claros.
Passe sempre um protetor térmico antes de usar ferramentas de calor
O uso de chapinha, secador e babyliss pode ressecar ou mesmo queimar os fios. Para as loiras, que sofrem com o ressecamento após a descoloração, a situação pode ficar ainda pior com o uso frequente dos aparelhos.
Se você tem fios loiros e prefere estilizar as madeixas com as ferramentas de calor, não tem problema nenhum, mas não se esqueça de aplicar um produto com proteção térmica. É ele que vai blindar os cabelos e protegê-los da alta temperatura.
A hidratação é fundamental para cuidar dos loiros
Na verdade, o tratamento vale para todos os tipos de fios, mas as loiras podem aproveitar o poder da máscara concentrada para não só repor a água dos cabelos, mas ainda para evitar o amarelado.
Não tem mistério: é só aplicar o produto nos cabelos, após lavá-los com shampoo, e deixar agir o tempo necessário. Depois, enxágue bem e finalize da maneira que achar melhor. Outra dica para dar um upgrade na cor é apostar no banho de brilho. Fica mara!