Fique Diva - O que não dizer para a sua filha cacheada!

25/06/2018 / Publicado por Vitória Quirino

O que não dizer para a sua filha cacheada!

Cuidar do ambiente que cerca a sua filha cacheada durante o crescimento é importante para construção da autoestima

Cuidar do ambiente que cerca a sua filha cacheada durante o crescimento é importante para construção da autoestima

Ser responsável pelo desenvolvimento de uma criança em uma sociedade cheia de preconceitos não é fácil. Ainda mais quando algumas pequenas atitudes de opressão partem de dentro do ambiente familiar. Mesmo que não seja a nossa intenção, reproduzir certos discursos intolerantes já faz parte da estrutura que vivemos e fugir disso é complicado. Então, vem com o Fique Diva conferir alguns comentários que magoam crianças cacheadas e saiba como evitá-los.

Evite reclamar enquanto arruma o cabelo da sua pequena diva

As crianças absorvem rapidamente tudo que escutam, por isso é importante tomar cuidado com os comentários maldosos a respeito dos cabelos crespos e cacheados. Principalmente quando estiver arrumando os fios da sua pequena, evite reclamar a respeito da demora dos cuidados ou dizer que a tarefa é trabalhosa. Essa atitude pode ser essencial para que sua filha cresça aprendendo desde cedo a amar quem ela realmente é e aceitando sua própria beleza.

Comparações com outros tipos de fio também são prejudiciais para as crianças

Outro comportamento que prejudica a relação das crianças cacheadas com seus cabelos são as comparações. É comum para uma menina que tenha madeixas com curvatura ouvir que outros tipos de fio são melhores. Portanto, mesmo que não seja uma fala diretamente voltada para a criança, é bom deixar esse tipo de comentário no passado.

As posturas dos adultos são rapidamente absorvidas, então tome cuidado

Não adianta muito tratar bem o cabelo da sua pequena diva e falar mal de outras pessoas por conta dos cachos. Ao ver os comentários contrastantes, a criança vai tender a assimilar o lado negativo. Afinal, se esse tipo de cabelo não serve para outra pessoa, porque serviria para ela? A fase de crescimento é importante para o desenvolvimento da identidade e gostos que irão acompanhar a vida adulta. Portanto, tome cuidado com as pequenas opressões.

Elogie, mostre referências, incentive o amor pelo cabelo cacheado

A melhor forma de fazer uma criança amar o próprio cabelo é mostrando referências. Se sentir representado e ter identificação com desenhos, filmes, modelos e cantoras é uma parte que falta para as meninas crespas e cacheadas.

Para combater isso, elogie mais, procure apresentar mais conteúdos que sirvam de inspiração e sempre incentive o amor pelo cabelo cacheado. Isso é importante porque mesmo que ela prefira alisar os fios quando crescer, você terá a certeza de que essa escolha é plena e não apenas uma imposição social.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram