Se tem um produto que as cacheadas e crespas não vivem sem é o creme para pentear. Ele modela os cachos, deixa o volume na medida que você desejar e ainda garante um bom day after. Mas, se ele não for usado corretamente, pode causar o efeito contrário e deixar os fios pesados, sem forma e sem movimento. Por isso, algumas dicas são essenciais para não cometer erros. Confira!
Nada de trocar o condicionador pelo creme para pentear
Para as meninas que amam definição e movimento, o creme para pentear é uma ótima opção. No entanto, antes de finalizar as madeixas, é preciso lavar direitinho os fios para que os cachos fiquem do jeito que você imaginou. E é aí que entra o condicionador.
Ele vai dar emoliência e maciez, selando os fios e deixando os cachos hidratados depois da lavagem. O creme para pentear, nesse caso, é um complemento, que vai manter a hidratação e dar o formato desejado aos cabelos. Então, nada de substituir um pelo outro, certo? É com a combinação dos produtos que os cachos irão ficar divos e poderosos!
Passe o creme para pentear apenas no comprimento e nas pontas
Os produtos específicos para limpar os fios devem ser aplicados na raiz para retirar as impurezas e os restinhos de cosméticos que usamos no dia a dia. Os finalizadores não. Por isso, ao aplicar o creme para pentear, priorize sempre o comprimento e as pontas.
Se você passar o produto na raiz, corre o risco de entupir os poros, impedindo que os nutrientes penetrem na cutícula dos fios. Além disso, a oleosidade aumenta e você pode ficar com caspas e outras irritações. É difícil resistir à tentação de aplicar o creme em todo o cabelo, ainda mais se ele for bem seco, mas tenha cuidado com o couro cabeludo.
O excesso de creme para pentear deixa os fios pesados
Nada como arrumar os cabelos e deixá-los com volume, todo definido e cheio de balanço. Mas, se você exagerar na quantidade de creme, eles perdem todo o movimento e ainda ficam com aquele aspecto pesado e oleoso. Ninguém merece, não é mesmo?
Então, a dica é aplicar o creme aos pouquinhos, até que os cabelos estejam de acordo com a sua necessidade. Vale também ficar de olho na textura do produto. Se eles forem mais consistentes, não precisa carregar na quantidade. Já se ele for mais levinho, pode aumentar, mas sem exageros.
Misture o creme para pentear com outros finalizadores
Para economizar na quantidade de creme e ainda testar novos métodos, você pode misturar o produto com outros finalizadores ou mesmo com água. A mistura do creme com um pouquinho de água e óleo é ótima para combater o frizz e modelar os cachos, sem pesar.
Outra alternativa para usar o creme para pentear é fazer o ritual do COG. Basta juntar o produto com óleo e gelatina para ter mais volume e definição nos cachinhos. Você pode usar os produtos como achar melhor, mas, se misturar todos eles, considere a proporção de duas medidas de creme para uma de gelatina.