Os cabelos crespos precisam de muita nutrição para ficarem mais fortes, saudáveis e hidratados. E, para isso, nada melhor do que usar os óleos vegetais. O produto natural age profundamente nos fios, devolvendo os lipídios e combatendo o ressecamento natural. Um dos mais usados é o de coco, mas sabia que o óleo de rícino também é perfeito para as madeixas do tipo 4? Além de hidratar e dar brilho, ele também ajuda no crescimento capilar. Saiba mais!
Quais são os benefícios da umectação com óleo de rícino?
O óleo de rícino é extraído da mamona, rico em vitamina E, minerais e com propriedade antibacterianas. Para as crespas que estão em busca de mais nutrição e hidratação das madeixas, a umectação com o produto natural repõe os nutrientes perdidos, sela as cutículas dos fios e ainda deixa os cabelos brilhosos e mais macios.
Outra vantagem do óleo é que ele é bem denso e tem o poder de encorpar os fios. Como o cabelo crespo costuma ser mais fino e quebradiço, o tratamento pode ajudar a fortalecer as madeixas e evitar a quebra das madeixas.
O óleo de rícino também estimula o crescimento dos fios
Uma das características mais presentes no cabelo crespo é o fator encolhimento. Dependendo do seu tipo de fio, ele pode encolher mais de 70% do tamanho original. Para quem curte o volumão, o encolhimento ajuda bastante a conseguir um black power de respeito.
Mas, se você gostaria de dar um empurrãozinho no crescimento dos seus fios e fazer a vibe Rapunzel, o óleo de rícino é o mais indicado para a função. Ele limpa o couro cabeludo e ativa a circulação sanguínea da região, fortalecendo as madeixas e estimulando o crescimento dos fios.
Saiba como fazer a umectação com óleo de rícino nos cabelos crespos
A umectação com óleo de coco é bem conhecida entre as crespas e cacheadas, mas a de rícino também é bem parecida. O ideal é esquentar um pouco o óleo antes de aplicar nos fios, para um resultado ainda mais poderoso. Aprenda o passo a passo:
1º passo: esquente o óleo de rícino no micro-ondas por 15 segundos.
2º passo: com o cabelo seco e semisujo, divida-o em quatro partes (ou mais). Vá soltando as mechas e comece aplicando o óleo no couro cabeludo, massageando a raiz com as pontas dos dedos.
3º passo: em seguida, aplique o óleo no comprimento, enluvando as mechas.
4º passo: deixe o produto agir nos cabelos durante duas horas, de preferência com uma touca metalizada.
5º passo: depois do tempo de pausa, lave os cabelos cuidadosamente com shampoo sem sal e condicionador. Finalize como preferir.
Invista na hidratação e na reconstrução também!
Apesar da nutrição ser importantíssima para quem tem cabelos crespos, não deixe de investir nos outros tratamentos também. A hidratação repõe a água dos fios, além de dar maciez e sedosidade dos cabelos. Pode ser feita uma vez por semana ou mais.
Já a reconstrução com queratina líquida é mais profunda, pois ela devolve as proteínas e a massa capilar. Como o produto deixa os fios um pouco endurecidos, as crespas costumam deixar o tratamento de lado. Mas não precisa ter medo, porque o efeito é temporário, ok?