Para clarear as madeixas sem radicalizar o visual, o ombré hair é a melhor opção. A técnica dá um lindo efeito iluminado com mechas mais claras no comprimento do cabelo e não precisa de retoques frequentes. No entanto, é bem comum pensarmos que é apenas uma exclusividade para as loiras. Que nada! O ombré é democrático e funciona muito bem em quem tem cabelos escuros também. Se você está pensando em aderir, saiba mais aqui no Fique Diva e se joga!
Aposte em tons mais quentes para iluminar os cabelos escuros
O ombré hair clareia os fios com mechas feitas sete dedos abaixo da raiz, começa mais ou menos na altura da orelha. O resultado é um degradê sutil que combina com todos os tipos de cabelos. Ou seja, as donas de madeixas escuras podem, sim, apostar na tendência. No entanto, dependendo da tonalidade do seu cabelo, o contraste entre as cores pode ficar muito evidente.
Se o seu objetivo é conseguir um iluminado mais natural, que tal nuances mais quentes, como cobre, caramelo, chocolate ou dourado? O mais legal do ombré é que você pode fazer as mechas na tonalidade que você quiser, não precisa ficar só restrita ao loiro e aos tons mais claros. Fica lindo e valoriza o rosto. Mas o efeito vai ficar mais natural se você combiná-lo ao seu tom de pele e à cor base das suas madeixas.
As ruivas também podem fazer?
Claro! As loiras deram partida na técnica, seguida pelas morenas que queriam clarear os fios sem grandes mudanças. Mas as donas de cabelos vermelhos também já descobriram que a tendência valoriza ainda mais o tom avermelhado. Aqui, vale seguir a mesma orientação: colorir os fios respeitando o tom base do seu cabelo, seja ele natural ou não. A dica é misturar até quatro tons, para não deixar o look pesado.
Para as ruivas mais ousadas, uma moda que vem chamando a atenção nas redes sociais é o fire ombré hair, que imita uma labareda de fogo. Essa técnica é semelhante à tradicional, mas, no caso do fire ombré, as mechas vão ganhando tons claríssimos ao chegar às pontas, ficando parecidas com uma chama mesmo - daí o nome! Mas, se você faz a linha mais discreta, dá para deixar o efeito mais sutil, apostando nos tons mais escuros.
Os cuidados com os cabelos coloridos após o ombré
Nada de achar que mechas exigem menos cuidados que os fios totalmente coloridos, ok? A coloração, seja qual for a técnica, vai precisar de atenção redobrada para manter a tonalidade sempre vibrante e bonita.
Em primeiro lugar, é importante usar produtos para cabelos quimicamente tratados. Aposte em shampoo sem sal e com propriedades que protegem contra os raios solares. Invista também em um leave-in ou creme para pentear com filtro UV antes de sair de casa, para blindá-los da exposição direta ao sol. Outra dica é turbinar sua hidratação semanal com óleo de argan. Bastam três ou quatro gotas do produto na sua máscara capilar para ficar com os cabelos mais macios e brilhosos.