Fique Diva - Outubro rosa: saiba como fazer doação de cabelos para a produção de perucas

18/10/2019 / Publicado por Dandara Franco

Outubro rosa: saiba como fazer doação de cabelos para a produção de perucas

O Outubro traz uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama (Foto: Getty Images)

O Outubro traz uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama (Foto: Getty Images)

Já faz alguns anos que outubro tem um significado muito importante. Desde os anos 90, o Outubro Rosa é um mês dedicado a relembrar às mulheres a importância do autoexame e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, ajuda as pacientes diagnosticadas a lidar com a doença com mais leveza e esperança, já que muitas histórias de superação da doença são divulgadas em diversos meios de comunicação. É impossível não se emocionar com cada uma delas. Existem diversas maneiras de aderir à campanha, seja compartilhando histórias, escutando a trajetória de pacientes e até mesmo doando cabelo para a confecção de perucas. Nós sabemos o quanto o cabelo é uma poderosa ferramenta de autoestima e expressão da nossa personalidade. 

Qual é a importância do Outubro Rosa para as mulheres?

Um dos focos principais da campanha é o incentivo ao autoexame. Ao apalmar as mamas com o braço levantado, as mulheres podem perceber algum caroço no seio, reparar se o bico está invertido (quando ele fica "afundado"), mudanças nas textura ou qualquer outra alteração. Ao menos sinal, é importante que a mulher faça uma consulta com ginecologista ou mastologista. Caso seja necessário, ele pode solicitar a realização de exames laboratoriais para comprovar ou descartar a presença de tumores. 

Ao longo dos anos, a campanha tem sido uma grande corrente de apoio às mulheres que lutam contra a doença. Toda história de superação é um conforto e inspiração para quem está no tratamento. Por isso, não deixe de escutar essas mulheres, apoiar e dar todo o suporte que está ao seu alcance. 

Conheça projetos que ajudam mulheres com câncer a recuperarem a autoestima

Receber um diagnóstico de câncer de mama está longe de ser agradável. Ter o apoio de amigos e familiares é um importante fator para que as mulheres se sintam amadas e acolhidas. Além da possível mastectomia, as mulheres que passam pela quimio e radioterapia perdem os cabelos e isso pode ser um fator para afetar a autoestima. Pensando nessas mulheres, diversas instituições foram fundadas para oferecer apoio emocional, psicológico e físico, como a doação de perucas feitas com a doação de cabelos. Veja abaixo alguns projetos focados no apoio às pacientes de câncer de mama

Fundação Laço Rosa : pioneira no chamado "banco de perucas, a fundação resgata a autoestima de pacientes que passam pela quimioterapia. Além das perucas, o projeto promove encontros entre pacientes e familiares, debates sobre questões relacionadas a políticas de saúde pública para a doença e ainda tem um projeto de empoderamento levando informação através de workshops sobre a doença e direitos da mulher. 

Além da Laço Rosa, existem a ONG Cabelegria e a Rapunzel Solidária , que também são bancos de cabelo online. Eles recebem doações de cabelo do Brasil inteiro e produzem perucas que serão doadas a pacientes. As ONGs e as instituições contam com a ajuda e apoio de voluntários e patrocinadores. Visite o site e veja como você pode ajudar. 

O Outubro Rosa reforça os cuidados necessários com a saúde feminin (Foto: Getty Images)

Outubro Rosa: como posso doar os cabelos para as fundações e ONGs?

Tão simples e fácil quanto uma boa receita caseira, é realizar a doação de cabelos para a fundação mais perto de você! Veja o que você precisa e saiba como doar. 

1° passo: antes de cortar os fios, amarre o cabelo em um rabo de cavalo com um elástico. Lembre-se que a doação deve ter, no mínimo, 20cm e o cabelo deve estar seco ao ser enviado!

2° passo: agora é só cortar o rabo de cavalo um pouco acima do elástico, separar e realizar o cadastro na ONG ou Instituição para onde o fio será doado;

3° passo: identifique o fio de acordo com as orientações realizadas no cadastro e pronto! Agora é só enviar as suas madeixas para fazer uma outra mulher mais feliz e com a autoestima elevada! 

Uma dúvida muito comum é se quem tem o cabelo com química pode doar. Sim! Caso você tenha química (coloração, alisamento), não tem problema nenhum em doar. Mas lembre de manter a saúde capilar em dia e evitar doar o cabelo caso esteja muito danificado. 



Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram