Para mudar o visual e exibir uma nova cor de cabelo, você precisa levar em consideração o seu tom natural e a nuance que deseja alcançar. Isso porque a coloração só clareia até três tons, então, se a sua ideia é ficar loira, dependendo da cor base dos seus fios, vai ser necessário passar pela descoloração. Para quem tem as madeixas mais claras, o processo de colorir é mais fácil, mas outros fatores também interferem no clareamento.
Quem tem os cabelos pretos ou castanhos precisa descolorir os fios
As madeixas muito escuras, como o preto e o castanho mais fechado, não abrem a cor com facilidade. Por isso, se é você é morena e quer ficar loira, precisa fazer uma descoloração. A técnica vai tirar os pigmentos naturais do fio e permitir que você alcance o tom de loiro desejado.
No entanto, essa técnica só serve para os cabelos virgens. Quem tem os fios pintados de preto ou castanho deve fazer uma decapagem antes, para limpar essa coloração escura e evitar que eles fiquem manchados após a química. Vale a pena reforçar que os dois procedimentos são muito agressivos, então conte com a ajuda de um profissional de confiança.
Além da cor, a espessura do fio também influencia na hora de clarear
Já as mulheres que tem os cabelos entre o castanho médio e o claro conseguem clarear com mais facilidade. No entanto, não é só isso que vai te ajudar a ficar loiríssima. Você precisa avaliar ainda a espessura do seu fio, que pode ser mais fino ou mais grosso.
Geralmente, os fios mais grossos são mais resistentes e, com isso, demoram mais para pegar a coloração de primeira. Os mais finos, por sua vez, clareiam mais rápido e reagem melhor à química. Porém, não é uma regra, ok? Isso varia muito de pessoa para pessoa, de fatores genéticos ou ainda do estado em que o fio se encontra.
Vai descolorir? Use óleo vegetal ou queratina líquida para proteger os cabelos
Chegou o grande dia da mudança, mas saiba que ficar loira requer dedicação, antes de mesmo de colorir os cabelos. Uma dica é usar o óleo vegetal por toda a extensão do fio para dar uma proteção extra na descoloração. Assim, você consegue blindar suas madeixas e minimizar o efeito ressecado que o pó descolorante pode causar.
Outra dica boa é aplicar um pouco de queratina líquida junto com descolorante. O produto vai fortalecer os cabelos, repondo a proteína perdida no procedimento químico. E pode usá-la com tranquilidade, porque a queratina não interfere no clareamento.
Aposte na reconstrução para recuperar os cabelos danificados após a descoloração
Se mesmo protegendo as madeixas com óleo vegetal ou queratina, você sentir que os cabelos ficaram ressecados e sem vida, vale a pena montar um cronograma capilar para repor os nutrientes. Todas as etapas são importantes, porém o tratamento mais eficaz nesse caso é a reconstrução.
O processo é bem simples e pode ser feito com um máscara concentrada reconstrutora ou mesmo com a queratina líquida. Os dois jeitos são muito indicados para tratar os cabelos muito danificados, se for o seu caso, e você pode testá-los para ver qual deles é o melhor para as suas madeixas.