Fique Diva - Nutrição para cabelos cacheados: como fazer e dicas de produtos para os cachos

26/10/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Nutrição para cabelos cacheados: como fazer e dicas de produtos para os cachos

Aqui tem tudo o que você precisa saber sobre nutrição para cabelos cacheados! (Foto: Instagram @y.aasmine)

Aqui tem tudo o que você precisa saber sobre nutrição para cabelos cacheados! (Foto: Instagram @y.aasmine)

A nutrição para cabelos cacheados devolve a oleosidade perdida aos cachos (Foto: Instagram @lynnkatee)

A nutrição para cabelos cacheados devolve a oleosidade perdida aos cachos (Foto: Instagram @lynnkatee)

A nutrição capilar combate o frizz e alinha os cabelos cacheados (Foto: Instagram @wedocurls)

A nutrição capilar combate o frizz e alinha os cabelos cacheados (Foto: Instagram @wedocurls)

O óleo de coco e abacate são bons ingredientes para fazer a nutrição capilar para cabelos cacheados (Foto: Instagram @charonawhite)

O óleo de coco e abacate são bons ingredientes para fazer a nutrição capilar para cabelos cacheados (Foto: Instagram @charonawhite)

Invista em uma linha nutritiva para fazer a nutrição capilar para cabelos cacheados! (Foto: Instagram @thecurlbarlondon)

Invista em uma linha nutritiva para fazer a nutrição capilar para cabelos cacheados! (Foto: Instagram @thecurlbarlondon)

Se você tem cabelo cacheado, saiba que a nutrição capilar é um tratamento que nunca deve faltar na sua rotina capilar! Por causa de características marcantes desse tipo de fio, os cabelos cacheados carecem mais de óleos e nutrientes do que cabelos lisos e ondulados. Quer saber mais sobre isso?

Para ajudar a manter o seu cabelo belo e saudável, o Fique Diva reuniu tudo o que você precisa saber sobre nutrição para cabelos cacheados, desde dicas de produtos até o passo a passo de como fazer o tratamento. Veja só!

Nutrição para cabelos cacheados: o que é e para que serve?

Como você já sabe, o cabelo cacheado tende a carecer mais de óleos do que fios menos encaracolados. Mas por que? A resposta é simples: quanto mais encaracolados são os fios, mais a oleosidade natural tem dificuldade de chegar até as pontas do cabelo. Por conta disso, o comprimento e as pontas são mais ressecadas e secas do que a raiz. É nesse ponto que entra a nutrição para cabelos cacheados: por meio de produtos nutritivos, os lipídios (óleos) e nutrientes são devolvidos aos fios, resultando em um cabelo com menos frizz, mais alinhado, com mais movimento e com brilho natural.

O tratamento faz parte do cronograma capilar, uma rotina de cuidados com os fios que conta com mais duas etapas: hidratação  e reconstrução. A hidratação devolve água aos fios, combatendo o ressecamento e a opacidade, enquanto a reconstrução repõe proteínas para reparar fios danificados. Se você ainda não faz um cronograma capilar para cabelos cacheados, a nossa recomendação é que você comece a montar o seu para manter os cachos impecáveis!

Óleo de coco e abacate são ótimos ingredientes para fazer a nutrição para cabelos cacheados

A oleosidade natural é devolvida aos fios graças aos ativos presentes nos produtos. Por isso, é muito importante que você, diva, escolha com atenção os ingredientes para acertar em cheio no tratamento! Para fazer a nutrição no cabelo cacheado, a nossa sugestão é o queridinho óleo de coco e o abacate. Esses dois ingredientes são altamente nutritivos e hidratantes, promovendo a nutrição profunda em cabelos ressecados e porosos. O resultado é um cabelo cacheado blindado contra o ressecamento, brilhante e macio sem deixar um aspecto pesado nos fios.

Qual produto usar para fazer a nutrição capilar para cabelos cacheados?

O ideal para fazer a nutrição capilar é apostar em uma linha completa que seja formulada especialmente para o tratamento. Ou seja, você deve buscar por uma coleção de produtos ricos em óleos para devolver a oleosidade natural perdida aos fios encaracolados.

A máscara de nutrição é responsável por fazer a nutrição profunda nos fios, sendo ideal para fazer parte desta etapa do cronograma capilar. Isso não quer dizer que o restante da coleção deve ficar de fora, viu? O shampoo, condicionador, creme de pentear e silicone são importantíssimos para fazer a limpeza, dar maciez, proteger o cabelo contra os radicais livres e prevenir as pontas duplas, tudo isso enquanto faz a nutrição capilar no dia a dia.

Dica de diva: se você ainda não sabe em qual coleção investir, a nossa sugestão é a linha Nutrição Mágica, de Niely Gold! O shampoo, condicionador, máscara, creme de pentear e silicone da linha são ricos em óleo de coco e abacate, essenciais para nutrir profundamente os fios secos e combater o ressecamento e a porosidade capilar.

Passo a passo da nutrição para cabelos cacheados

É hora de fazer a nutrição capilar nos seus cachos, diva! O processo segue a ordem de shampoo, máscara, condicionador, creme de pentear e silicone de cabelo. Mas vale dar uma atenção extra ao creme de tratamento, que faz uma nutrição poderosa nos fios. Se você ainda não sabe como usar a máscara da maneira certa, vamos te ajudar! Confira o passo a passo de como fazer a nutrição para cabelos cacheados:

  • Passo 1: com os cabelos molhados, aplique o shampoo no couro cabeludo, massageie e enxágue. Repita o procedimento se achar necessário;
  • Passo 2: com os cabelos úmidos, aplique uma porção da máscara no comprimento e pontas do cabelo. Lembre-se de aplicar a quantidade certa de acordo com o volume a espessura do seu cabelo cacheado para não exagerar ou pegar menos do que o necessário. Enluve as mechas com as mãos, de cima para baixo, para que o produto penetre corretamente nos fios. Deixe o creme de tratamento agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue em seguida.
  • Passo 3: sele o tratamento com o condicionador, aplicando no comprimento e pontas dos cabelos úmidos e enxágue abundantemente;
  • Passo 4: aplique o creme de pentear nos cabelos úmidos para ajudar a desembaraçar e proteger o cabelo contra o sol, o vento e a umidade. É só aplicar no comprimento e pontas enquanto separa os cachos. Não enxágue.
  • Passo 5: Finalize com o silicone no comprimento e pontas para dar brilho e maciez e prontinho! Não precisa de enxágue.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram