O pente garfo é um dos acessórios preferidos entre as crespas. Também pudera: na versão de madeira, de plástico ou de ferro, ele valoriza a textura e dá um volumão para os fios. Mas e as cacheadas? Será que elas conseguem o mesmo efeito? A boa notícia é que dá sim para usar o pente garfo nos cachinhos, mas o resultado é diferenciado. Saiba mais como tirar proveito da ferramenta.
Em cachos mais abertos, o pente garfo pode não funcionar
Ninguém está proibida de usar o pente garfo, é claro, mas ele não tem o mesmo efeito para todas, incluindo as cacheadas. Isso porque quanto mais aberto for o cacho mais rápido ele tende a desmanchar.
Por isso, faz o seguinte: use o pente garfo para deixar a raiz mais soltinha e capriche no spray fixador para segurar o penteado. Ah! O pente garfo só pode ser usado nos cabelos totalmente secos, ok?
Aposte na fitagem e no pente garfo para modelar os fios
Outra dica para as cacheadas que não querem perder a definição das madeixas, mas querem um pouco mais de volume e movimento, é fazer a fitagem antes de usar o pente garfo. A técnica de finalização, que pode ser feita até mesmo com condicionador do banho, deixa os cachos bem definidos e prolonga o day after.
Depois de finalizar, espere os fios secarem naturalmente, ou use um secador para acelerar o processo. Em seguida, comece a garfar delicadamente a raiz, para deixar os cachos mais volumosos.
O pente garfo de madeira minimiza o frizz
Existem diferentes tipos de pente garfo e você pode escolher aquele que se adequa melhor à sua necessidade. No caso das cacheadas que não curtem muito o frizz, o de madeira é a melhor pedida, já que evita a eletricidade estática dos fios.
Já se o frizz não for um problema - aliás, ele ajuda a dar mais volume, fica a dica! - , pode investir nos modelos de plástico, que são os mais tradicionais, ou os de ferro, que são mais difíceis de encontrar. Outro ponto importante é observar as cerdas: quanto mais estreitas, mais volume.
Não tem pente garfo? Use os dedos!
Se você não tem pente garfo para soltar a raiz, os dedos são grandes aliados nesse momento. A dica é simples: faça a sua finalização como de costume e, quando os fios estiverem completamente secos, faça o mesmo movimento do pente com as mãos, dando leves puxadinhas para dar mais movimento.