No dia do seu casamento, o penteado tem que estar perfeito, mas a cereja do bolo é o acessório escolhido pela noiva para embelezar e emoldurar o rosto. Você já pensou no seu? Muitas noivinhas têm optado por usar flores, dando frescor e trazendo juventude ao look. Mas, não podemos descartar o tradicional véu, os diferentes tipos de grinalda e as tiaras e toucados que podem trazer brilho e luz para o cabelo. Conheça alguns dos apetrechos e saiba como escolher!
Véu ou mantilha? Saiba a diferença entre os acessórios
A escolha pelo véu ou a mantilha costuma ser uma das dúvidas de muitas noivas. Afinal de contas, qual é a diferença entre esses acessórios? O véu é feito com tecidos leves como o tule, para dar movimento e fluidez à peça. Ele pode ser curto (na altura dos ombros), médio (na cintura) ou longo, que é a preferência das noivinhas que querem manter tradições no grande dia.
A mantilha tem a mesma função do véu, o que diferencia é o peso do tecido que costuma ser utilizado, como a renda inteira ou trabalhada em bordados no acabamento. Por isso, elas vem presas rente ao rosto da noiva, criando uma moldura perfeita.
Tiaras de flores para casamentos em sítios
A coroa é uma opção lindíssima para quem vai casar no campo, sítio ou jardim, de preferência à luz do dia. Ela pode ser feita de flores naturais ou artificiais em diferentes tamanhos e deve ser aplicada na altura da testa - ótimo truque para disfarçar testas grandes - ou no alto da cabeça.
Headbands com pegada retrô e glamourosa
A headband é perfeita para aquelas noivas que curtem uma pegada retrô. Ela pode ser colocada no meio da testa ou logo acima do início do cabelo. O acessório combina com coque banana, coque flor e com os cabelos soltos.
Diferentes tipos de grinalda para acompanhar penteados
Com certeza você já ouviu algum dia a expressão “casar de véu e grinalda", mas você sabe a diferença entre eles? O véu nada mais é do que o manto que cobre a noiva, como um complemento do vestido. Já a grinalda é o acessório que coroa a mulher, por isso, costumam ser usadas tiaras e casquetes.
Coroas são tradicionais e imprimem poder
Apesar de muito tradicionais, as coroas são pouco usadas atualmente, mas fazem com que a noiva pareça uma rainha. Elas costumam ser altas e pontudas, colocadas no topo da cabeça. Esse acessório pode acompanhar um coque robusto ou um semipreso.
Casquetes e voilletes não são a mesma coisa!
Algumas pessoas se confundem e pensam que o casquete e o voillete são a mesma coisa, mas não são. O casquete é um chapéu pequenininho que fica preso na lateral da cabeça. Ele pode ser discreto ou cheio de detalhes, inclusive pode ser usado junto com o voillete, mas isso vai depender do estilo da noiva.
O voillete é um tipo de véu curtinho que é preso no cabelo e cobre somente metade do rosto. Ele cai super bem em casamentos descolados e alternativos, como também em casamentos vintage, românticos e meio tradicionais. O bom é que a noiva pode continuar usando o mesmo penteado durante a festa, com o acessório ou não.