Fique Diva - Penteados para luzes no cabelo: 3 tipos de tranças que deixam as mechas em destaque

20/04/2021 / Publicado por La rédaction

Penteados para luzes no cabelo: 3 tipos de tranças que deixam as mechas em destaque

A trança embutida é um penteado clássico e perfeito para destacar luzes no cabelo. Confira outras ideias na galeria! (Foto: Instagram @whatlydialikes)

A trança embutida é um penteado clássico e perfeito para destacar luzes no cabelo. Confira outras ideias na galeria! (Foto: Instagram @whatlydialikes)

O penteado semipreso com trança é simples e um jeito fácil e delicado de destacar as luzes no cabelo (Foto: Instagram @dvir_tvik)

O penteado semipreso com trança é simples e um jeito fácil e delicado de destacar as luzes no cabelo (Foto: Instagram @dvir_tvik)

O penteado semipreso com trança destaca as luzes no cabelo e você ainda pode acrescentar um lenço como acessório (Foto: Instagram @whatlydialikes)

O penteado semipreso com trança destaca as luzes no cabelo e você ainda pode acrescentar um lenço como acessório (Foto: Instagram @whatlydialikes)

Um penteado simples com tranças é o semipreso folgadinho, perfeito para deixar as luzes no cabelo em destaque (Foto: Instagram @hairandmakeupbysteph)

Um penteado simples com tranças é o semipreso folgadinho, perfeito para deixar as luzes no cabelo em destaque (Foto: Instagram @hairandmakeupbysteph)

As luzes no cabelo são queridinhas das brasileiras e nunca saem de moda. Opção perfeita para mudar o visual sem descolorir completamente o cabelo, essa técnica de coloração pode ser adaptada para qualquer tom de pele ou dos fios. Cabelos naturalmente mais claros ganham um frescor a mais com luzes em tom de loiro bege ou gelo. Já para as morenas, a gama de opções vai dos tons de mel ao chocolate, passando pelo acobreado e até mesmo pelo ousado vermelho cereja.

Seja com mechas que vem da raiz dos cabelos ou que começam na metade do comprimento, o grande barato das luzes é brincar com o contraste criado entre o tom natural e o iluminado. Para destacar bastante esse efeito, nada melhor do que penteados com tranças. Selecionamos algumas opções que você mesma pode fazer, para o dia a dia ou para ocasiões especiais. Vem com a gente?

Penteado com trança lateral é perfeito para quem não tanta habilidade

A trança lateral é o penteado ideal para quem não tem muita prática em trançar, já que é possível visualizar o cabelo. Ela também traz mais destaque para a parte da frente do rosto que outros tipos de tranças. Você pode apostar em tranças laterais para os “bad hair days” - dias em que o cabelo não acorda da melhor forma. 

A trança lateral é um modelo clássico, que pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, sendo ele médio ou longo. Comece levando todo o cabelo para o lado escolhido para a trança. Separe 3 mechas com espessura igual e comece a trançar, levando as mechas das extremidades para o centro. Você pode trançar com firmeza, deixando a trança mais estruturada, ou adotar um estilo mais despojado e folgadinho. Finalize prendendo a ponta com um elástico pequeno. Agora que você já sabe fazer o penteado com trança lateral da forma mais simples, aprenda também outras 5 opções de tranças laterais mais elaboradas para variar no visual.

Penteados com tranças embutidas valorizam as luzes desde o topo do cabelo

A trança embutida é aquela que vai agregando o cabelo aos poucos, partindo do topo da cabeça. Mais elaborada que um trança normal, a embutida vai exigir um pouquinho mais de habilidade, mas nada que algum tempo de prática na frente do espelho não resolva. Perfeita para compor um penteado preso com trança, ela é uma ótima pedida para eventos formais, como casamentos. A trança embutida cria camadas conforme os fios vão sendo adicionados a ela, o que deixa a raiz mais exposta e cria um novo desenho com as luzes. 

Quando o assunto é penteados com tranças para cabelos cacheados, mais uma vez a trança embutida é uma boa solução, já que ela integra totalmente a parte da raiz com as pontas, deixando o penteado mais uniforme. Variações como a trança embutida cascata - que é feita quase na horizontal - também se encaixam perfeitamente a esse tipo de cabelo: abaixo dela, os cachos aparecem soltos.

Experimente também trançar o topo da cabeça nesse estilo e prender o comprimento do cabelo em um rabo de cavalo alto ou em um coque, para tirá-los do comum. Alguns minutos a mais e você transforma penteados simples do dia a dia em cabelos super elaborados.

Semipresos são ideias de penteados com tranças simples 

Quem disse que trança é sinônimo de cabelo preso? Fazendo tranças simples, dá pra manter a maior parte dos fios soltos ao mesmo tempo que deixa as luzes mais evidentes. Fazendo uma trança em cada lado da cabeça e unindo as duas na parte de trás, você consegue um semi preso em poucos minutos. O segredo para deixar o penteado solto com trança menos romântico e mais descontraído está em afrouxar as tranças depois de prontas e texturizar o cabelo para que ele fique bagunçadinho. 

Partindo das laterais, também dá pra criar uma tiara de trança, que vai contornar o topo da cabeça. Nesse caso, aposte em mechas mais grossas para compor o trançado. Essa é uma boa opção de penteado com trança em cabelo curto.

Dica extras para fazer penteados com tranças no cabelo com luzes

Vai investir em um penteado com trança? Então fique atenta a alguns cuidados para manter o cabelo com luzes saudável e sempre bonito:

- Prepare o cabelo antes de trançar para ter o melhor resultado. Um bom leave-in e um óleo finalizador são indispensáveis para tranças mais bonitas;

- Nunca faça tranças com o cabelo molhado! Apesar do manuseio mais fácil, a prática pode te causar caspas e queda de cabelo;

- Solte as tranças antes de dormir. Alguns tutoriais na internet ensinam a dormir de trança para ondular o cabelo, mas a prática pode levar à quebra dos fios. Durma com o cabelo solto.

Redação: Mariana Fernandes

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram